Pesquisas partilhadas

Doutorandos inspiram colegas ao revelar experiências acadêmicas

Por: Melissa Streck

16/05/2018 - 06h38

Na tarde da terça-feira (dia 15), os alunos do PPGCOM participaram do “Seminário – Experiências de Pesquisa”. A atividade é uma iniciativa dos professores Cláudia Moura e Antonio Hohlfeldt, que ministram as disciplinas de Metodologia da Pesquisa em Comunicação e Teorias da Comunicação, respectivamente.

Na foto, da esquerda à direita: Cristiele Ribeiro, Roberta Simon, Francinete Louzeiro, Prof. Dr. Antonio Hohlfeldt, Patrícia Specht e Angelo Carnieletto Müller

A proposta dos docentes para este seminário – que acontece uma vez por semestre – é que alguns doutorandos, que já tenham seus trabalhos qualificados, possam partilhar suas trajetórias e trazer contribuições para os demais alunos, tanto de experiências positivas quanto de negativas, além de metodologias utilizadas ao longo do curso. Confira alguns depoimentos.

“Já participei do seminário de experiências na plateia e agora tive a possibilidade de apresentar meu trabalho. Para mim, é um momento de duplo benefício: a possibilidade de compartilhar o processo de pesquisa e a oportunidade de ouvir sobre os dramas, as buscas, as iniciativas e as contribuições do outro”.
Francinete Louzeiro

“Conheci e vivi muito em quatro intensos anos. Pesquisar as transformações do jornalismo me fez acreditar que ainda há jeito, sim, e que vamos capitanear a tão necessária mudança cultural que confere à audiência um papel que não é só de audiência, é também de colaborador, parceiro na produção de notícias mais úteis à sociedade. Novas notícias feitas por novos atores, um renovado pacto mídia/público que pode arejar e fortalecer a melhor (e uma das mais vitais à democracia) das profissões. Ao apontar possibilidades para esse relacionamento em mutação, minha pesquisa torna-se tão confiante como eu. E, talvez, cumpra o seu papel”.
Patrícia Specht

“Os professores, que são referência em suas áreas de atuação e efetivamente comprometidos em ministrar aulas de excelência; o incentivo e a parceria dos colegas; uma coordenação que escuta e apoia; os professores e os palestrantes que participaram dos muitos eventos promovidos pelo programa de pós-graduação; e ter escolhido um tema de pesquisa que é de meu interesse foram motivadores diante de todas as adversidades que surgiram (e surgem) ao longo do processo. O doutorado, sendo um exercício constante de aprendizado, requer humildade, foco e persistência”.
Cristiele Ribeiro

“A pesquisa se transforma em uma parte de ti, um pedaço do teu corpo. Que, ao mesmo tempo, te traz a maior angústia, as maiores dores de cabeça, mas tu ama e defende com toda a tua força. E tu te assusta quando pensa que um dia ela não vai estar mais ali”.
Angelo Carnieletto Müller

“Pesquisar exige dedicação, disciplina, mergulho no objeto escolhido, nas teorias e nas metodologias. Mas além disso, exige autoconhecimento (por exemplo, para destravar nos momentos de bloqueio) e confiança para seguir com força e leveza naquilo que escolheu fazer”.
Roberta Simon