Pesquisa traz reflexões sobre maneira pastoral nos discursos da educação executiva

Leandro Bignardi Rosa defenderá sua dissertação na próxima segunda (15)

10/01/2024 - 09h37
Foto do pesquisador da Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos da PUCRS, Leandro Bignardi Rosa

Leandro Bignardi Rosa
Foto: arquivo pessoal

O pesquisador da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS, Leandro Bignardi Rosa, irá defender, na próxima segunda-feira (15/1), a sua dissertação de mestrado. A pesquisa intitulada Discursos Pastorais na Educação das Lideranças Executivas no Brasil: a normatividade das ficções constitutivas dos sujeitos da organização, conta com a orientação do professor Dr. Jacques Alkalai Wainberg. A defesa é pública e ocorrerá às 15h no prédio 15, sala 313.

A dinâmica da construção discursiva na educação executiva, que é abordado na pesquisa, revela um padrão recursivo na maneira como os discursos são produzidos. O trabalho acadêmico também explorou as relações de poder em devir e seus possíveis desdobramentos. “Busco relacionar os conteúdos disponibilizados por algumas instituições de educação executiva e outros elementos, incluindo, por exemplo, páginas de site eletrônico, vídeos e podcasts para que seja possível discorrer sobre os modos de produção e construção de verdades desses programas”, explica Leandro.

Antecipando as considerações encontradas, a pesquisa ressalta que estas reflexões não apenas iluminam as práticas atuais, mas também abrem portas para uma abordagem mais consciente e adaptável, preparando líderes mais preparados para os desafios do mundo corporativo em constante transformação. Na segunda-feira (15/1), a comissão avaliadora será composta pelas professoras: Dr.ª Cleusa Maria Andrade Scroferneker e Drª. Caroline Bastos Capaverde.