Dissertação analisa cobertura jornalística dos carnavais de Porto Alegre

Édson Luís Dutra analisou os jornais Correio do Povo e Zero Hora, entre 2001 e 2005

10/01/2024 - 09h32
Foto do pesquisador da Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos da PUCRS, Édson Luís Dutra

Édson Luís Dutra
Foto: arquivo pessoal

O pesquisador da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS, Édson Luís Dutra, irá defender, na próxima segunda-feira (15/1), a sua dissertação de mestrado. A pesquisa intitulada Escola de Samba na Mídia: a cobertura do carnaval de Porto Alegre nos jornais Correio do Povo e Zero Hora entre 2001 e 2005, busca aproximar os estudos de comunicação com a cultura popular, além de analisar a produção midiática impressa em relação ao tema. A defesa ocorrerá no prédio 15 da instituição, sala 317, às 14h30min.

Em meio às batucadas e cores vibrantes que marcam o carnaval, o pesquisador mergulhou nas páginas dos jornais que documentam a festividade para entender os processos jornalísticos que constroem a imagem das manifestações culturais. “Eu sou um ativista cultural das escolas de samba e o carnaval está na minha vida desde criança. Trabalho com carnaval desde 2008, com experiência tanto na produção dos desfiles, quanto na cobertura jornalística”, comenta Édson.

O período escolhido para a análise da pesquisa é emblemático, pois marca a transição dos desfiles das escolas de samba do centro da cidade para o Porto Seco, zona norte da capital. O pesquisador também antecipa, em suas considerações, que encontrou aspectos peculiares que, no ponto de vista da prática das coberturas jornalísticas, podem ser revistos. Para seguir contribuindo com a área, Édson ingressará no doutorado da Famecos.

“A partir de agora, a ideia será explorar a comunicação do carnaval nas redes sociais. Em 20 anos – entre o período estudado na pesquisa do mestrado e a atual, a ser iniciada no doutorado -, muita coisa mudou dentro dos processos comunicacionais, e as escolas de samba não ficaram de fora disso. Mas, de que forma elas se comunicam neste ambiente digital? É isso que pretendo explorar na próxima etapa da pós-graduação”, conclui.

O trabalho conta com a orientação do professor Dr. Roberto Tietzmann (PUCRS).  Na segunda-feira (15/1), a comissão avaliadora será composta pelos professores: Dr. Deivison Moacir Cezar de Campos (PUCRS) e Dr. Jackson Raymundo (UnB).