Laboratório de Jornalismo da Famecos (Lab J) recebe prêmios no segundo semestre de 2023

Na segunda metade de 2023, produções foram destaque conquistando segundo lugar em premiação sobre o Meio Ambiente e uma Menção Honrosa em Direitos Humanos

28/11/2023 - 17h22

O Laboratório de Jornalismo Integrado (Lab J) da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos, da PUCRS, celebra uma série de conquistas no segundo semestre deste ano. Durante esse período, o laboratório recebeu dois prêmios, atualizou sua estratégia de interação, estimulando o engajamento, e apresentou uma nova identidade visual.

Dentre os conteúdos criados pelo Lab J a partir de julho, se destacam o quadro Aqui e no Mundo, que vai ao ar toda sexta-feira e consiste em um rápido giro de notícias mais relevantes da semana. Até agora foram 14 edições, que alcançaram, em média, 624 pessoas ou contas no Instagram. O giro de notícias tem duração de até dois minutos e aborda temas variados, como política, economia, cultura e sociedade. O objetivo do quadro é informar sobre os principais acontecimentos da semana de forma clara e concisa.

Vencedores do Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo | Foto: Gustavo Mansur/Secom

Nos últimos meses, o Lab J se dedicou a abordar temas com forte impacto social, como a produção da reportagem Desafio de manter em boas condições os banheiros públicos do Centro Histórico de Porto Alegre. O texto, escrito por Felipe Silva Teixeira e Theo Giacobbe, mostra as dificuldades encontradas pelos usuários de banheiros públicos de uma das áreas mais movimentadas da capital gaúcha. Na ocasião, a reportagem constatou problemas diversos, como vazamentos, louças quebradas, estruturas inadequadas e locais sem acessibilidade. O Laboratório também produziu reportagem sobre a fome na Região Metropolitana de Porto Alegre, com a publicação da matéria Vida de fome e desamparo de Almerinda, uma mulher de 55 anos que depende de doações do Ceasa e do benefício do governo federal para sobreviver.

Somente neste segundo semestre de 2023, os estagiários integrantes do laboratório produziram textos sobre a Copa Feminina de Futebol, Pré-Grad, Semana Acadêmica da PUCRS, Open Campus e palestras de personalidades, como a do jornalista Caco Barcellos e do sociólogo francês Dominique Wolton. Além disso, os estagiários Felipe Teixeira e Gustavo Fontella exploraram formatos audiovisuais nas redes sociais do Lab J. Ainda, algumas produções do Laboratório foram publicadas em sites parceiros, como Coletiva.net e Sul21 e, em alguns momentos, a equipe fez coberturas instantâneas minuto-a-minuto no Twitter (X) e no Instagram.

Entre os textos e publicações nas redes sociais, estão trabalhos que colheram frutos no final de 2023. Um deles foi reconhecido como Menção Honrosa no Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo, pela reportagem A origem do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, de Fran B. Geyer e Theo Giacobbe. A matéria abordou a origem do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, destacando aspectos históricos e contextuais que moldaram a relação entre a imprensa e a liberdade. O texto descreve uma série de eventos relacionados à luta pela liberdade de imprensa no Brasil durante a ditadura militar (1964–1985) e seus desdobramentos.

Outra reportagem que obteve frutos foi A natureza morta que reside no coração da cidade, que conquistou o segundo lugar no Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2023. Os alunos de jornalismo Fran B. Geyer, Pedro Stahnke e Theo Giacobbe foram reconhecidos a partir da reportagem sobre a fauna no Arroio Dilúvio. O texto trata de um paradoxo. Ao mesmo tempo que um estudo realizado em 2019 pelo Instituto do Meio Ambiente da PUCRS (IMA) aponta alto índice de coliformes fecais na água do arroio, um vídeo postado na internet evidencia a quantidade de peixes fisgados por pescadores no mesmo local.

A conquista de prêmios como esses pelo Lab J mostra a qualidade e relevância das produções publicadas pelo laboratório, que servem de combustível para continuar a ser um espaço de aprendizagem e experimentação para os alunos da Famecos. O local oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver suas habilidades jornalísticas e produzir conteúdo de qualidade por meio da supervisão dos professores Fábio Canatta e Juan Domingues.