Reportagem de alunos da Famecos ganha destaque no Prêmio Estadual de Jornalismo Ambiental

A matéria explora a poluição e os desafios na preservação da fauna e flora do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre.

28/11/2023 - 17h12

Na última quinta-feira (23), a reportagem A natureza morta que reside no coração da cidade conquistou o segundo lugar no Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2023. Os estudantes de jornalismo Fran B. Geyer, Pedro Stahnke e Theo Giacobbe foram reconhecidos pelo trabalho desenvolvido no Laboratório de Jornalismo Integrado da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos (Lab J).

A reportagem abordou a vida que persiste em meio à poluição do Arroio Dilúvio, que percorre toda a extensão da Avenida Ipiranga e deságua no Guaíba. O texto trata-se de um paradoxo, e utiliza como base um estudo de 2019 realizado pelo Instituto do Meio Ambiente da PUCRS (IMA), que revela altos índices de coliformes fecais na água do arroio.

“A premiação é muito importante para o laboratório por sinalizar que estamos no caminho certo na produção de reportagens de qualidade sobre temas relevantes e de grande interesse público”, avalia o professor Fabio Canatta, supervisor do Lab J. “A premiação também dá uma grande visibilidade à produção dos nossos estagiários e estagiárias, colocando na vitrine, ao lado de trabalhos de jornalistas profissionais consagrados”, acrescenta.