Estudantes em banca de TCC: uma porta que se abre para a pesquisa

30/11/2022 - 21h59

Trabalhos com notas finais acima de nove serão disponibilizados no cadastro geral da biblioteca

A apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos começou na última segunda-feira, 28 de novembro.

As defesas da monografia, uma das última etapa da graduação, acontecem até o dia 9 de dezembro. Serão mais de 60 bancas apresentadas durante todo o período. Cada defesa conta com 15 minutos de apresentação, tendo dois professores avaliadores por banca e o orientador do projeto – como mediador. Os trabalhos com notas finais acima de nove serão disponibilizados no cadastro geral da biblioteca, podendo servir de referências bibliográficas.

Segundo Ana Carolina Aguiar, formanda do curso de Publicidade e Propaganda já egressa de Jornalismo – pela Famecos, a parte mais difícil foi encaixar toda a monografia em 15 minutos.

“Saber como resumir o meu trabalho em uma apresentação de apenas 15 min foi a parte mais complicada, mas a minha orientadora me ajudou a escrever um roteiro com os principais tópicos que eu deveria abordar”, afirma Ana Carolina, orientanda da professora Helena Stigger.

Ela também afirma que o TCC foi um impulso para seguir a carreira acadêmica. “Graças ao trabalho que fiz no semestre, tenho vontade de seguir (carreira acadêmica). O projeto me despertou para o mundo da pesquisa”, conclui a formanda.

Ana ainda adianta que pretende entrar no mestrado já no próximo ano, com o intuito de “complementar o que faltou” na monografia. O interesse é de seguir o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Escola – com inscrições abertas até sexta-feira, dia 2 de dezembro.

Foto: Famecos/PUCRS