Cursos de mestrado e doutorado da Famecos têm nova linha de pesquisa sobre política de corpos

28/11/2022 - 15h40

Linha surge articuladas com as iniciativas dos GTs da Intercom e da COMPÓS

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos lançou, para 2023, uma nova linha de pesquisa: Processos comunicacionais, políticas dos corpos e interseccionalidade.

Por meio da nova linha, o PPGCOM passa a acolher pesquisas que abrangem as práticas culturais contemporâneas, considerando marcadores de raça, gênero, sexualidade, faixa etária, classe, territorialidades e suas interseccionalidades. Para o professor e coordenador do curso de Jornalismo, Deivison Campos, são novos ângulos que compõem uma nova forma de olhar na comunicação.

“A linha, que está em processo de institucionalização no campo da comunicação, busca acolher e propor esse debate novo. É outra forma de discutir os processos comunicacionais em sociedade, não só a partir de artefatos e processos, mas como esses são atravessados por marcadores de identidade e outras epistemologias. Ela se liga a todo um debate emergente no campo da comunicação sobre o decolonial, também sobre corpos, identidades e diferenças” afirma Deivison.

A linha busca analisar temas e pressupostos conceituais da Comunicação articulados às políticas dos corpos e às diferentes formas de opressão, preconceitos, racismos e resistências simbólicas e materiais, complexificando as abordagens sobre os regimes midiáticos e as interações sociais. Além dessa, o PPGCOM também acolhe pesquisas nas linhas: Imaginário, indústria criativa e tecnologias emergentes e Práticas nas mídias, organização e poder.

A seleção para novos alunos do PPGCOM está aberta até o próximo dia 2 de dezembro. Para mais informações, acesse aqui.