Estudantes de Publicidade se mobilizam em disciplina de impacto social para Muçum após enchentes

06/11/2023 - 14h32

A disciplina de Contexto Publicitário, do curso de Publicidade e Propaganda, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, PUCRS, ganhou uma dimensão significativa neste semestre. O projeto, que saiu das salas de aulas e chegou até Muçum, interior do Estado, é ministrado pela professora e coordenadora do curso, Márcia Christofoli.

“Entendi que poderíamos fazer algo pelos municípios atingidos. A questão de uma biblioteca seria interessante, então pensamos em fazer arrecadação de livros e reconstruir a biblioteca destruída pela enchente”, aponta Márcia.

Com o propósito de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em projetos de impacto, a ideia da disciplina é mostrar o potencial da propaganda social e compreender como a publicidade pode fazer a diferença na sociedade.

A iniciativa chegou ao prefeito de Muçum, Mateus Giovanoni Trojan, que – em um gesto de solidariedade – gravou um vídeo solicitando a doação de livros a pedido de um grupo de alunos da disciplina.

“Eu estou vivenciando o poder da solidariedade e poder da minha graduação. É legal ver o poder que a propaganda tem, principalmente em causas sociais. Está sendo interessante ver isso na prática, aprender que o papel que eu estou tendo como publicitária pode dar voz para aquilo que eu acredito”, afirma Gabrielle Prato Orezko, 20 anos, aluna da disciplina.

A Escola disponibilizou um ponto de doação para a população que deseja contribuir e a PUCRS se encarregou de deixar as arrecadações na cidade de Muçum.

Foto: Bruno Todeschini

Com 34 alunos envolvidos, o projeto destaca o potencial da publicidade em capacitar as pessoas a serem agentes de mudança e a fazer a diferença nas comunidades em que atuam. As doações podem ser feitas até  final do mês de novembro. Alguns grupos optaram por fazer contas no Instagram para divulgação. São elas:

@quemlenaoesquece
@tijolosdareconstrucao
@contribuadoando

As doações podem ser feitas no ponto de doação da Escola (térreo do Prédio 7, PUCRS) ou entrando em contato com os grupos via Instagram.