Famecos participa do Natal Gigante

07/12/2023 - 13h34

Foto: arquivo pessoal

Parceria entre Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS e Ministério Público e outras empresas proporciona ação no Estádio Beira Rio

O Beira-Rio sediou a 9ª edição da Festa de Natal dos Acolhidos, o Natal Gigante, na última segunda-feira, 4 de dezembro. O evento é promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em parceria com o Sport Club Internacional e o Estádio Beira Rio.

Foto: Luiza Caravaca/Famecos/PUCRS

Mais de mil crianças e adolescentes de abrigos, casas lares, famílias acolhedoras e de projetos sociais do Internacional participaram do encontro. A Famecos colaborou com as atividades de desenho livre e de reportagem de televisão.

O professor de design, Stefan Von Der Heyde Fernandes, orientou a ação de pintura e desenho, com apoio da aluna Marie Noda. As crianças tiveram que usar a criatividade entre os lápis de cores, os giz de cera e as canetinhas.

Na outra atividade, a caneta hidrocor deu lugar à câmera e ao microfone. O desafio era que crianças e adolescentes entrevistassem convidados para falar sobre a importância do evento, como se estivessem fazendo uma reportagem.

Os pequenos “repórteres” conheceram os equipamentos e receberam dicas de condução de entrevistas. O professor Andrei Rossetto, do curso de jornalismo, e a aluna Luiza Caravaca, de Publicidade e Propaganda, supervisionaram toda a experiência.

O evento, coordenado pela promotora da Infância e da Juventude, Cinara Vianna Dutra Braga, também teve a presença dos jogadores Sérgio Rochet, Carlos de Pena e Gabriel que distribuíram autógrafos, posaram para fotos e se juntaram à festa com a criançada.

Foto: Denise Pagnussatt/Famecos/PUCRS

“O Natal gigante é um momento de alegria para nossas crianças porque a gente sabe que são crianças e adolescentes que a família falhou e que o Estado tem que oportunizar tudo que eles merecem” aponta Cinara. A promotora acrescenta que é o Natal Gigante é um compromisso com a sociedade gaúcha, além de trazer visibilidade à causa.

A professora Denise Pagnussatt, coordenadora dos cursos de Comunicação Empresarial e Relações Públicas, também acompanhou as atividades.

A parceria com o Ministério Público acontece desde 2022 e visa apoiar o desenvolvimento das crianças em casa de acolhimento da capital. Na Famecos já recebemos mais 200 crianças nesses dois anos para oficinas sobre temas ligados à Indústria Criativa”.