Dominique Wolton explica as interseções entre comunicação e sociedade

06/11/2023 - 17h14

Novo livro “Comunicar é negociar” apresenta ideias do sociólogo dentro das perspectivas comunicacionais no mundo tecnológico

Cientista social do campo da comunicação, Dominique Wolton aponta “A globalização pode se transformar em tantas guerras culturais e religiosas. (…) Isso depende da capacidade de negociar e conviver com todas as identidades culturais existentes”.

Conhecido por sua abordagem multidisciplinar, que combina elementos da sociologia, da antropologia, da filosofia e da comunicação para analisar as complexas interações humanas, Wolton se concentra em entender as mudanças tecnológicas e como afetam a forma que as pessoas se comunicam.

O pesquisador ainda leva em consideração fatores socioculturais como a desigualdade, apontando que a disparidade social acentua ainda mais riscos de conflitos.

Cabe-se ressaltar que a comunicação contemporânea é caracterizada por sua complexidade, devido à diversidade de atores, mídias e canais de comunicação disponíveis. Wolton explora as implicações dessa complexidade para a democracia, a identidade cultural e as relações interpessoais.

“’Comunicar é negociar’. E quando a negociação é bem-sucedida ‘comunicar é conviver”, afirma Wolton na sua mais nova obra.

Card de Inscrição para Curso de Especialização em Comunicação Política

O sociólogo levanta questões como a comunicação é fundamental dentro da sociedade, que quando exitosa pode transformar o respeito num dos principais pilares da democracia.

Dominique é autor de uma série de publicações que exploram temas como a comunicação política, a relação entre mídia e poder, a interação entre culturas e a evolução da comunicação no contexto digital. Dentre as obras estão os livros Pensar a Comunicação; Informar não é comunicar; entre outros, que explicam a importância do saber comunicar;

Também fundador e diretor do Instituto de Pesquisa em Comunicação e Mídia da Universidade de Lyon III, na França. Sua liderança contribuiu para a formação de uma comunidade acadêmica dedicada ao estudo da comunicação e da mídia.

PPGCOM e Dominique Wolton

Além de sua atuação acadêmica, Wolton é um pensador engajado que frequentemente comenta sobre questões sociais e políticas em diversas mídias. Ele tem sido uma voz crítica em relação ao papel da mídia na formação da opinião pública e na construção da realidade social. Com isso, a interação do pesquisador com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, é estreita há mais duas décadas.

O pesquisador tem forte presença na Escola, tendo participado já de diversos seminários e disciplinas, com palestras e aulas. Wolton veio à Escola mais de seis vezes e participou também da comemoração dos 25 anos do Programa.

Palestra: Comunicar é Negociar

Data: 13 de novembro de 2023