Escola de Comunicação celebra a inserção de novos profissionais no mercado

05/03/2024 - 09h37

Saiba mais sobre a trajetória e as conquistas de alguns alunos recém formados nos cursos de Design, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

Em um cenário marcado por conquistas acadêmicas e dedicado à excelência educacional, a Escola de Comunicação, Artes e Design, mais conhecida como Famecos, da PUCRS, comemora a conclusão do ensino superior de quase 100 estudantes. O ato de colação de grau ocorreu nos primeiros meses de 2024. As formaturas contemplaram os cursos de Design, Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual, marcando um período de importância tanto para a instituição quanto para os recém-formados, que agora ingressam no mercado profissional.

A publicitária Raquel Marques, graduada em janeiro, destaca que sua formação na Famecos foi fundamental para ampliar sua visão de mercado e aprimorar sua compreensão da profissão como um todo. Ela enfatiza que a experiência transcendeu os limites da carreira profissional, impactando positivamente diversos aspectos de sua vida. “Acredito que hoje eu enxergo o mundo com um olhar muito mais responsável e criativo, a ponto de construir novas portas e abrir novas janelas no mundo das possibilidades”.

O designer Fausto Rodrigues compartilha que sua trajetória foi permeada por uma dedicação intensa, resultando em projetos que não apenas ganharam vida, mas também foram reconhecidos em prestigiosas premiações. Ele destaca a sorte de ter contado com professores e colegas que não apenas contribuíram para seu desenvolvimento profissional, mas também enriqueceram sua jornada pessoal. “Dentre os impactos significativos que o curso teve em minha vida, destaco, sobretudo, a visão de mercado transmitida pelos docentes. Essa perspectiva vai além dos limites da faculdade e se revela como um pilar fundamental para minha formação integral”.

Paula Neiman, recém-formada em Jornalismo, destaca com ênfase a relevância do jornalismo na sociedade, finalizando sua graduação com uma compreensão plena do papel fundamental desempenhado por essa profissão. Com o olhar direcionado para o futuro, Paula expressa seus planos de ampliar sua jornada acadêmica, explorando agora os corredores da Famecos em busca de uma pós-graduação na área.

Já Carol Euclydes, formada em Relações Públicas, expressa sua sincera gratidão pelos quatro anos de aprendizado na instituição. Ela destaca que a área vai além de uma profissão; é uma expressão de amor e dedicação. Com a bagagem adquirida ao longo do curso, Carol está pronta para enfrentar os desafios e oportunidades que o campo de Relações Públicas reserva para seu futuro profissional.

Essas formações adquirem uma importância adicional quando analisamos o histórico recente da Famecos. Em 2023, a instituição foi nacionalmente reconhecida ao ser destacada como uma das principais referências em comunicação no país, figurando entre as universidades privadas, conforme atestado pelo Ranking Acadêmico da Folha. Este reconhecimento não apenas destaca a excelência dos cursos disponíveis, mas também evidencia o compromisso contínuo da Famecos em capacitar profissionais para enfrentar os desafios em constante evolução do campo da comunicação.