Curso de Jornalismo da PUCRS une prática e reflexão para quem quer mudar o mundo

Com mais de 70 anos de história, o curso já formou mais de seis mil de profissionais

27/10/2023 - 14h00

Sofia Eizirik é estudante do segundo semestre do curso do Jornalismo da PUCRS. / Foto: Giordano Toldo

Escutar, produzir e escrever histórias é um dos principais motivos que levam estudantes a escolher traçar um caminho dentro da Comunicação. Sofia Eizirik (19) está no 2º semestre do curso de Jornalismo, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS. Comunicativa e apaixonada pela escrita desde pequena, Sofia tentou encontrar formas de combinar as suas habilidades de comunicação com a vontade de mudar o mundo através das palavras.  

“Acredito que o Jornalismo carrega em si uma responsabilidade social e um potencial inspirador de transformar a realidade, o que torna os jornalistas parte de algo muito maior, algo que realmente importa. Portanto, eu, que buscava uma profissão que me fizesse sentir relevante e ajudasse a comunidade de alguma maneira, encontrei nesse curso a junção de tudo que eu gostava e queria para mim.”  

A busca por encontrar um curso que se alinhasse com suas perspectivas de vida também foi o que motivou Fran Geyer, também de 19 anos, a iniciar a graduação em Jornalismo na PUCRS. Residente de Porto Alegre, Fran iniciou seus estudos na Universidade no segundo semestre de 2021 e, assim como Sofia, quer contar histórias relevantes que causem impacto na sociedade.  

“Eu decidi cursar jornalismo por gostar muito de escrever e de conversar com pessoas de culturas e histórias diferentes. Também sempre tive interesse em Relações Internacionais e a possibilidade de coberturas internacionais e de testemunhar a história acontecendo”, explica o estudante do 4° semestre. 

Leia mais: Curso de Jornalismo da PUCRS completa 70 anos de história 

Apreendendo Jornalismo na prática 

Fran Gayer, aluno do quarto semestre de Jornalismo na PUCRS, quer contar histórias relevantes que causem impacto na sociedade. / Foto: Giordano Toldo

No curso de Jornalismo, alunos e alunas precisam aprender na prática. No entanto, ao mesmo tempo em que desbravam as pautas do mundo, precisam aprender a dominar as técnicas que fazem do jornalismo uma profissão que está sempre a serviço da sociedade. Antes da veiculação de qualquer notícia, é preciso passar pelas etapas de apuração, checagem de fatos, edição de conteúdo até que tudo esteja pronto para ser publicado em qualquer plataforma. 

No curso de Jornalismo da PUCRS, estudantes contam com infraestrutura para que consigam desenvolver plenamente a prática jornalística a partir do primeiro semestre. A Famecos possui diversos espaços de aprendizagem como o Estúdio Fotográfico, o Laboratório de Cinema, o Estúdio de TV e o Estúdio de Áudio. Para Sofia, a possibilidade de utilizar esses locais com equipamentos específicos e durante o curso foi um dos pontos decisivos para sua escolha de Universidade. 

“Os materiais e espaços disponibilizados pela própria Famecos, como câmeras profissionais e estúdios, são diferenciais muito importantes e que me fizeram ter certeza da minha escolha. Acho que isso é algo único, pois permite que estudantes, mesmo que ainda no início do curso, se familiarizem e conheçam materiais que são usados no cotidiano profissional.”       

Referência em Jornalismo universitário, o curso na PUCRS conta com o Lab J (antigo Editorial J), onde estudantes produzem coberturas reais, escrevem e gravam notícias e outros conteúdos jornalísticos multimídia. Um dos motivos que levaram Fran a escolher a graduação na PUCRS foi a oportunidade de poder ter uma vivência como o Lab J: “Poder trabalhar em laboratório experimental é uma oportunidade incrível.” 

Para além da Famecos, o coordenador do curso de Jornalismo da PUCRS, professor Deivison Moacir Cezar de Campos, explica que os/as estudantes contam com outros espaços de aprendizagem para se desenvolverem dentro do Campus.   

“Nossas e nossos estudantes têm acesso ao Tecna, que oferece um parque de produção audiovisual, único no país. O UBLab, junto ao Tecnopuc, desenvolve projetos digitais e de jogos. Também contamos com um estúdio de audiovisual em parceria com a Dell e um estúdio de áudio em parceria com a Atlântida e estamos ampliando os espaços, tendo previsto para 2024 um novo e completo estúdio de podcast em parceria com o mercado”, explica o pesquisador em mídia, relações étnico-raciais e epistemologias negras 

Curso conceituado e currículo único 

O curso de Jornalismo da PUCRS vem há 70 anos formando profissionais multidisciplinares. / Foto: Eduardo Seidl

Fundado em 1952, o curso de Jornalismo da PUCRS foi primeiro da área na região Sul do Brasil e o terceiro no país. A graduação possuiu reconhecimento nacional pela formação de profissionais de excelência para as mais diferentes áreas do mercado de atuação. O professor Deivison explica que a graduação alia o conhecimento tradicional do jornalismo, com as possibilidades das novas tecnologias e as tendências de mercado.  

“Na Famecos, os/as estudantes aprendem pela experiência, além de estarem atentos para produzirem impacto social em sua formação e atuação profissional. O corpo docente potencializa a experiência profissional e acadêmica com a infraestrutura oferecida pela Escola, além de termos, cotidianamente, profissionais do mercado presentes em nossa Escola por meio de palestras e bate-papo com os estudantes. Isso tudo oferece uma formação prática e conhecimento consistente”, enfatiza.  

Com 71 anos de história, o curso de Jornalismo da PUCRS já formou mais de seis mil de profissionais. Sua formação é voltada para a visão reflexiva, com foco na ética e na responsabilidade social da profissão. Para o professor Deivison o curso está atento as demandas profissionais contemporâneas e às tendências da sociedade e do mercado. 

“O curso Jornalismo da PUCRS consegue manter a tradição de formar profissionais que atuam com excelência e com a vocação para inovação nas práticas e no mercado, a partir de metodologias que aliam prática e conhecimento crítico”, finaliza. 

Leia também: Inquieto, curioso e atualizado: assim é o profissional de comunicação e criatividade 

Estude Jornalismo na PUCRS

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas