Começou o XV Seminário Internacional da Comunicação

17/11/2022 - 20h23

O painel de abertura contou com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais da área da comunicação.

A décima quinta edição do Seminário Internacional da Comunicação (SEICOM), evento que se apresenta como um espaço para a discussão de temas relevantes para o cenário atual da comunicação, iniciou nesta quinta-feira. O tema da edição do evento é Diversidade, Raça e Gênero na Comunicação, abordando questões sobre representatividade, preconceito e exclusão social no mundo atual.

A mesa de abertura contou com a presença do Dr. Muniz Sodré e a Dra. Sheila Khan, mediados pelo coordenador do curso de Jornalismo da PUCRS, Deivison Campos e do coordenador do Programa de PósGraduação em Comunicação Social, PPGCOM, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, Juremir Machado da Silva. Também participaram da abertura, os organizadores do evento,  os professores André Pase e Cleusa Maria Andrade Scroferneker. A decana da Escola, Rosângela Florczak, deu as boas-vindas aos participantes e falou da importância do tema para o campo e a Escola.

Durante toda manhã, os participantes do painel debateram sobre diversos temas sensíveis para a sociedade, tendo como principal temática o racismo. A mesa iniciou com Muniz Sodré falando sobre a relação entre as democracias modernas e o racismo. Ele considera que o projeto de República segura e civilizadora imposto ao mundo torna a pauta emancipatória impossível.

‘’Não há democracia moderna se você tem cidadão de segunda classe. O estado que não se dá conta disso, trava uma guerra contra seus próprios cidadãos’’, afirmou Muniz Sodré.

Já a Drª. Sheila Khan falou sobre o privilégio branco e o racismo presente na sociedade portuguesa. Ela se atenta aos discursos racistas em Portugal, presentes principalmente nas redes sociais, que têm sido sustentados principalmente pelo partido de extrema-direita. Por outro lado, tem acompanhado uma geração de jovens negros que estão em luta por uma representatividade mais positiva principalmente através das artes, mas articulados com produção de conhecimento.

Após as falas dos convidados, o professor Deivison abriu o debate para as perguntas do público, quando foram debatidos temas, como como a representatividade do negro na mídia, a maneira com a qual o racismo é tratado na mídia, racismo estrutural entre outros.

O XV SEICOM ocorre até sexta, 18 de novembro. Para mais informações, acesse a página do evento clicando aqui.