Vice-reitor é homenageado em congresso de neurociências

A escolha é devido a representatividade na sua área de atuação

22/06/2018 - 15h42
neurociências, instituto do cérebro, inscer, Brain – Behavior and Emotions

Vice-reitor apresenta a conferência A maravilha de ser humano
Foto: Nathalia Esper

O vice-reitor da PUCRS e diretor do Instituto do Cérebro (InsCer), Jaderson Costa da Costa, é um dos homenageados no maior congresso brasileiro sobre neurociência: Cérebro – Comportamento e Emoções (Brain – Behavior and Emotions). O evento acontece entre os dias 20 e 23 de junho, em Gramado, na Serra Gaúcha. Na solenidade, estiveram presentes o reitor da Universidade Ir. Evilázio Texeira, o assessor da Reitoria, Solimar Amaro e a professora da Escola de Medicina e pesquisadora do InsCer, Mirna Portuguez.

Vice-reitor é homenageado em congresso de neurociências

Alexander Goulart, Mirna Portuguez, Jaderson Costa da Costa, Ir. Evilázio Teixeira e Solimar Amaro

Todos os anos, o congresso tem a tradição de homenagear grandes personagens da neurociência do país. A escolha do homenageado se dá em função da representatividade na sua área de atuação (publicações científicas, atuação clínica, liderança) e a decisão de quem será homenageado é submetida ao Board do Brain, que conta com treze profissionais de diversos estados e especialidades, na maioria professores titulares em suas universidades, que homologa os nomes escolhidos.

O homenageado recebeu um troféu do evento e apresentou uma conferência com o tema A maravilha de ser humano. “Fiquei extremamente lisonjeado com a minha escolha. Ela foi motivada não só pela produção na área da neurociência, ou no meu papel de gestor, ou assistencial como neurologista, mas muito em função do grupo de jovens pesquisadores que consegui estimular para que continuem trabalhando nesta área, que possam aprofundar seus conhecimentos e sejam sempre melhores. É um legado que deixo por meio deles que inclui a própria idealização e construção do InsCer, um centro de referência que vai dar continuidade a todo este trabalho já iniciado. Esse reconhecimento fortalece o fato de que a decisão tomada muitos anos atrás foi a mais adequada, me dá a certeza de que as escolhas feitas foram as mais corretas”, afirmou Costa da Costa.