Universidade presta homenagem aos 80 anos de Moacyr Scliar

Encontro do Projeto Entreatos destacou aspectos biográfico, intelectual e de integração religiosa

27/10/2017 - 18h41

Foto: Bruna Faraco/Famecos

Um encontro marcado pela sensibilidade e a celebração da vida e obra do médico e escritor Moacyr Scliar. Falecido em 2011, o gaúcho de origem judaica, imortalizado pela Academia Brasileira de Letras, completaria 80 anos em 2017. O Projeto Cultural Entreatos, organizado pelo Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS e a Escola de Humanidades, homenageou sua trajetória pessoal, profissional e intelectual em evento ocorrido nesta quinta-feira, 26 de outubro, na Biblioteca Central Ir. José Otão, com a presença da professora Judith Scliar, viúva do escritor, e convidados especiais.

Projeto Cultural Entreatos,Moacyr Scliar,Biblioteca Central Ir. José Otão,Delfos,Escola de Humanidades,Luiz Antonio de Assis Brasil

Apresentação de canções judaicas
Foto: Bruna Faraco/Famecos

Na avaliação do coordenador do Delfos, professor Ricardo Barberena, “foi um evento muito bonito do ponto de vista das diferentes religiões, devido ao momento ecumênico conduzido pelo rabino Guershon Kwasniewski e o padre Erico Hammes. Também permitiu uma reflexão biográfica sobre a obra de Scliar, que tem seu acervo em nossa Instituição”, recordou.  As falas da escritora Cíntia Moscovich e dos psicanalistas Abraão Slavutzky e Celso Gutfreind foram mediadas pelo escritor e professor da Escola de Humanidades Luiz Antônio de Assis Brasil. Entre a exposição de cada um, houve a apresentação de canções judaicas pelo maestro Sergio Olivé.

“Foi um grande momento de celebração afetiva, também com referências ao humor judaico, permeado por amplo humanismo e um olhar para a produção intelectual do escritor. Um evento além do aspecto acadêmico, que contou com um testemunho emocionante da viúva Judith Scliar”, conclui Barberena.