Universidade participa do Fórum Social Mundial da População Idosa

As atividades ocorrem até o dia 26 de janeiro no Parque Esportivo da PUCRS

23/01/2018 - 14h06
fórum social mundial, igg, idosos, oms

Foto: Fundador do IGG, Yukio Morigushi, foi homenageado. (Arquivo pessoal)

Até o dia 26 de janeiro, a PUCRS sedia diversas atividades do III Fórum Social Mundial da População Idosa, em Porto Alegre. A programação contém oficinas, aulas de dança, seminários e palestras, que buscam discutir as relações do envelhecimento humano e suas políticas públicas. As ações ocorrem Parque Esportivo da Universidade (avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81).

Dentro das atividades, no dia 25 de janeiro, o seminário sobre Serviços Comunitários e de Saúde será ministrado pelo médico gerontologista Newton Luiz Terra, Diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG). O encontro apresentará o Programa de Incentivo a Atividade Física aos Idosos (PIAFI) e acontecerá às 9h, no Auditório do 5º andar do prédio 81 da Universidade.

Confira também: Curso Internacional de Geriatria Clínica capacita médicos

O geriatra e fundador do IGG, professor Yukio Morigushi foi homenageado na abertura do evento, pelo presidente do Fórum, Lélio Falcão. Moriguchi, que foi professor titular de Geriatria da PUCRS até a sua aposentadoria, em 2015, aos 89 anos. Segundo Terra, a referência é mais do que merecida. “Os motivos pelos quais o professor Moriguchi recebe esta honraria já são de conhecimentos de todos. Não é afeito a homenagens, mantendo-se discreto, sem buscar reconhecimento pela sua obra extraordinária. Há três anos, ao se aposentar da Universidade, deixou uma vasta e benemérita contribuição à ciência médica e um legado de amor ao próximo”, declarou.

Desde 2015, a capital gaúcha possui a certificação de “Cidade Amiga do Idoso” por atender os quesitos da Organização Mundial da Saúde no Guia Global das Cidades Amigas do Idoso.

Mais informações pelo telefone (51) 3228-0098 ou pelo e-mail [email protected].