Universidade marca presença na 69ª conferência anual da NAFSA

Representantes da AAII participaram de encontro de internacionalização do ensino superior

09/06/2017 - 12h20
Foto: Arquivo pessoal. Heloísa Delgado e Regina Martins, no stand do Brasil

A assessora-chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), Heloísa Orsi Koch Delgado, e a analista de projetos, Regina dos Santos Alegre Martins, representaram a PUCRS na 69ª conferência anual da NAFSA, maior associação do mundo dedicada à internacionalização do ensino superior. O evento foi realizado de 28 de maio a 2 de junho, em Los Angeles, EUA, com o tema “Expandindo a comunidade, fortalecendo relações”.

O encontro reuniu profissionais de mais de 100 países para debater e explorar novos horizontes na área de internacionalização do Ensino Superior. “Participar de um evento desse porte significa conhecer as ações internacionais mundiais realizadas no âmbito dos programas de ensino para o fomento de mobilidade acadêmica, das potenciais colaborações entre instituições de ensino superior, do fortalecimento de políticas educacionais e da congregação de profissionais multiculturais com sólida atuação na área da internacionalização. Esse conhecimento permitirá reavaliar nossas ações com vistas ao contínuo aprimoramento dos serviços que prestamos às comunidades interna e externa da Universidade”, destaca Heloísa.

Nafsa

Foto: Arquivo pessoal. Latin America Forum

Ao longo do evento, foi possível realizar reuniões com instituições de ensino parceiras da América Latina (Pontificia Universidad Católica Argentina e Instituto Universitario de Ciencias de la Salud – Fundación H. A. Barceló) da Europa (University of Bonn; UAS7 e St Mary’s University – Twickenham) e da América do Norte (San Diego State University; University of South Florida; KPU e Université de Montreal). O evento permitiu, ainda, encontro com importantes organismos internacionais, como QS Rankings Intelligence Unit; Housing Anywhere; Organização Universitária Interamericana (OUI), Conference of the Americas on International Education (CAIE) e Education USA. “Essa conferência possibilita a realização de reuniões com instituições de diversos países em um só local, pois congrega toda a comunidade mundial dedicada ao tema. Esse é um dos seus principais atrativos, pois diminui grandemente a necessidade de viagens ao exterior para a manutenção e aprofundamento das parcerias internacionais ”, comenta Regina.

Além disso, foi uma oportunidade de aproximação com instituições não parceiras como a University of California San Diego; California State University – Los Angeles; University of California Berkeley; University of Bamberg; St. Georges’s University of Grenada; China Higher Education Student International (única instituição designada pelo Ministério da Educação da China para oferecer serviços diferenciados aos alunos).

Saiba mais

A NAFSA, fundada em 1948, conta com mais de 10.000 membros e atua para o avanço de políticas e práticas que criem cidadãos globais com as habilidades e conhecimentos necessários para o mundo interconectado.