Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Universidade mantém aulas online até o final do semestre

Serviços essenciais e atividades práticas poderão ter retorno gradual nos próximos meses

29/05/2020 - 08h30
Feriados,Letreiro

Foto: Bruno Todeschini

Mediante o anúncio do Governo do Estado, que prevê a possibilidade de retomada gradual no Ensino Superior a partir do dia 15 de junho, a Universidade decidiu manter as aulas e a maior parte das atividades e dos serviços na modalidade online até o final do semestre. 

Com base nas recomendações dos órgãos oficiais de saúde e do poder público, a PUCRS realizou todos os procedimentos necessários para combater o novo coronavírus desde o início da pandemia. Também foram preparados protocolos de prevenção e contenção de riscos relacionados à Covid-19, para a retomada de maneira gradual e controlada, apenas dos estágios e atividades práticas essenciais de ensino e pesquisa que não podem ser substituídos por atividades remotas. 

Junto com as Escolas, a PUCRS realizou uma análise detalhada, avaliando caso a caso, e trabalhando com a máxima prudência e responsabilidade em relação a todos os protocolos de segurança, conforme os desdobramentos municipais. As informações referentes a cada curso que necessita retomar práticas e estágios obrigatórios serão compartilhadas nas próximas semanas.

Docentes e estudantes receberão esclarecimentos sobre todos os detalhes e eventuais dúvidas, além de apresentar os cuidados necessários previstos nos nossos protocolos institucionais de segurança. A Universidade segue monitorando os novos desdobramentos das decisões municipais e estaduais referentes à Covid-19 e informará em caso de atualizações das atividades com antecedência 

Ações de prevenção 

Priorizando a segurança e o bem-estar da comunidade acadêmica, a PUCRS tomou diversas medidas para tornar Campus um ambiente seguro e protegido. Confira: 

  • Fornecimento de máscaras e protetores faciais para os profissionais que estão no Campus em atividades essenciais;  
  • Aquisição de termômetros a laser e preparação das equipes para a medição de temperatura no acesso aos prédios;
  • Reforço dos protocolos de higienização a partir de fluxos rigorosos de limpeza em todo o Campus e alteração das rotinas e protocolos que garantem a limpeza de filtros e dutos dos sistemas de ar-condicionado; 
  • Ampla sinalização em todos os ambientes, assegurando o limite de ocupação e as medidas de distanciamento obrigatórias e outras orientações importantes de prevenção e segurança; 
  • Cursos online para todos os profissionais da Universidade sobre os protocolos de prevenção e segurança previstos no plano institucional de prevenção e contenção de riscos; 
  • Desdobramento dos protocolos específicos, a partir do modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado e o plano institucional de prevenção, a fim de dar conta de todas as especificidades das diversas frentes de atuação na Universidade.

Em paralelo, estão sendo concluídos os planejamentos dos possíveis cenários para o segundo semestre – com monitorando diário das projeções e orientações dos órgãos oficiais. Dessa forma, a comunidade pode se organizar previamente para os próximos meses.