Tecnopuc participa de Fórum Brasil-China de Parques Tecnológicos

Rafael Prikladnicki e Fabiano Hessel estiveram no evento

Por: Liana Rigon / Tecnopuc

20/07/2016 - 18h11

TecnopucNesta segunda-feira, 18 de julho, Rafael Prikladnicki, diretor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), e Fabiano Hessel, coordenador do Smart City Innovation Center Huawei – PUCRS, participaram do Fórum Brasil-China de Parques Tecnológicos, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento, que reuniu cerca de 60 participantes, debateu o sistema nacional de Ciência e Tecnologia dos dois países, políticas públicas na área, formas de cooperação, potenciais atrativos de cada um e formas de estabelecer parcerias para estreitar ainda mais a relação entre as duas nações, seja para intercâmbio de talentos ou através de sinergias entre Parques Tecnológicos. No evento, Hessel apresentou o Smart City Innovation Center Huawei – PUCRS e foram discutidas as possibilidades de interação com o mercado chinês. O evento foi realizado em São José dos Campos, em São Paulo.

Em sua palestra O Panorama Brasileiro de Parques Tecnológicos, o presidente da Anprotec e professor da PUCRS, Jorge Luis Nicolas Audy, destacou que o investimento no setor garante o maior desenvolvimento econômico e social possíveis para o Brasil. “É um ecossistema de transformação e atração de investimento”. Audy também divulgou os resultados do estudo de impacto econômico, elaborado pela Anprotec. Um dos itens do estudo aponta que as empresas incubadas somam mais de 53 mil postos de trabalho e faturam cerca de R$ 15 milhões ao ano em todo o Brasil.

 

Tecnopuc na China

O Tecnopuc já tem uma relação estreita com a China, desde que iniciou as negociações para o acordo de softlanding com o TusPark – que apoia a entrada de empresas chinesas no Brasil e de empresas brasileiras na China -, e para a vinda da Huawei para o Tecnopuc, em 2014. E neste ano, a partir da evolução nas interações, a PUCRS e a Huawei inauguraram o Centro de Inovação para Cidades Inteligentes. Ainda em 2016, o gerente da Incubadora Raiar, Leandro Pompermaier, integrará um grupo de 11 gestores que participarão do Workshop on Business Incubator Planning, Construction and Administration, em Shangai, na China, através de uma iniciativa da Anprotec.


Leia Mais Veja todas