Tecnopuc oferece espaços de descompressão

Ambientes estimulam criatividade e networking para comunidade do Parque

12/06/2017 - 08h30
Espaço Descompressão Tecnopuc

Foto: Icaro Kropidloski

As atuais grandes companhias inovadoras, ao estipularem metas e projetarem resultados, preocupam-se com um fator importante: a motivação dos funcionários. Essa união entre desenvolvimento empresarial e qualidade de vida dos colaboradores alterou as plantas arquitetônicas das empresas e, dessa forma, os ambientes de descompressão têm dividido espaço com as clássicas baias e computadores individuais.

Esses espaços, comuns em gigantes da tecnologia como Google e Facebook, contam com uma decoração diferenciada e oferecem atividades lúdicas e coletivas. Ambientes desse tipo estimulam a criatividade e possibilitam que momentos de descontração sejam inseridos na rotina empresarial. É o caso do Espaço Inovação do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). A sala, que fica no Global Tecnopuc, um dos mais novos prédios do Parque, promove a integração entre os funcionários das empresas através de jogos como sinuca e fla-flu.

O Tecnopuc aposta também em ambientes externos que valorizem o estilo de vida, aproximando as pessoas. É o caso do bicicletário e do vestiário, áreas contíguas que estimulam o uso da bicicleta como meio de transporte. Além disso, quadras de vôlei e tabelas de basquete, recentemente instaladas nas áreas externas do Tecnopuc, conectam os usuários com um interesse em comum: o esporte.

O objetivo é estimular a criatividade e promover o bem-estar. A professora do curso de Psicologia da PUCRS, Manoela Ziebell de Oliveira, falou sobre o senso comum de que profissionais mais felizes trabalham melhor. “A literatura científica, vem apresentando evidências há alguns anos sobre a existência de relações positivas entre a satisfação dos profissionais em seu trabalho, o aumento da produtividade e, consequentemente, a melhora dos resultados organizacionais. ’’, explica Manoela.

 

Mente aberta para networking

Além de promover um importante networking entre os empresários do Parque, aproximando pessoas com interesses e estilos de vida em comum, os espaços de descompressão auxiliam no rendimento profissional. “É possível compreender os espaços de descompressão como potenciais recursos para a realização das atividades de trabalho, uma vez que podem mitigar os custos psicológicos ou fisiológicos relacionados ao estresse e à sobrecarga”, garante Manoela.

A diretora de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Gabriela Ferreira, acredita que esses ambientes descontraídos, aliados a atividades lúdicas, são importantes no processo de identificação de novas perspectivas. “Esses momentos de relaxamento da mente são essenciais para que a gente crie nova opções, enxergue novas perspectivas. Isso é fundamental em um ecossistema de inovação e não é pensado à toa. Estamos seguindo uma tendência mundial”, pontua a professora. Através de iniciativas como essa, a PUCRS e o Tecnopuc procuram incentivar que ambientes descontraídos possibilitem sinergia, networking e descompressão dentro do ambiente empresarial.

 

Disponível 24 horas

O Espaço Inovação fica aberto em horário comercial, mas permanece à disposição em tempo integral, bastando ao funcionário solicitar a chave em alguma das recepções para usufruir da estrutura. O mesmo acontece com as bolas de basquete e vôlei. Ambos ambientes ficam disponíveis 24 horas por dia.


Leia Mais Veja todas