Ideia FabLab recebe colaboradores da Marcopolo para atividade de prototipagem

Atividade de inovação em mobilidade urbana reuniu 50 pessoas

12/06/2023 - 18h03
marcopolo

Foto: Matheus Gomes

O Tecnopuc FabLab, laboratório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia), recebeu um time de 50 pessoas da área de Engenharia de Desenvolvimento de Produto da Marcopolo para um projeto voltado a inovação na mobilidade urbana. Em conjunto com uma consultoria de São Paulo, os/as colaboradores/as integraram as atividades no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) nos dias 5 e 6 de junho. 

Conforme o Diretor do Ideia, Eduardo Giugliani, a iniciativa consagra a estratégia de ampliar o vínculo entre o Ideia e a sociedade. Além de permitir a utilização de múltiplos laboratórios em atividades que visam atender demandas reais e complexas do mundo atual, o Idea presta serviços de apoio científico e tecnológico. 

“A Marcopolo é uma empresa gaúcha com alcance global que vem investindo com foco em inovação, mantendo um espaço aberto de desenvolvimento, um Living Lab para a ideação, criatividade e prototipação de novos produtos e serviços. Foi neste sentido que o Tecnopuc FabLab foi escolhido para ser o ambiente uma fase deste trabalho, fomentando uma nova parceria para o Ideia e a PUCRS”, explica.  

Além do suporte e da infraestrutura disponível, a equipe do FabLab apoiou os participantes na operação das ferramentas e na construção de novos processos inovadores. As criações envolveram atividades que permitiram treinar suas habilidades no desenvolvimento de protótipos de baixa fidelidade, utilizando máquina de corte a laser, impressão 3D, furadeiras, furadeiras de bancada, serra-fita e mais uma quantidade enorme de ferramentas de maquetaria.  

Outras áreas de competência do Ideia também ofereceram suporte às atividades, como, por exemplo: computação, mecânica, eletrônica e controle e automação. Por questões de segurança, a equipe de técnicos do Ideia acompanhou-os na maioria das operações em que exigia conhecimento de operação da ferramenta. Nos dois dias, ao final das atividades, ocorreu uma sessão de pitches dos projetos desenvolvidos, tendo sido convidados empresas e startups do Tecnopuc, além de professores e pesquisadores da PUCRS.  

Sobre o Tecnopuc FabLab 

O Tecnopuc FABLab é um laboratório de criatividade e prototipagem do Ideia. Neste espaço, alunos, professores, pesquisadores da PUCRS, startups e empresas podem testar ideias e provarem conceitos. O espaço funciona das 8h às 22h30min, e conta com equipamentos variados de pequeno e médio porte, nas áreas de mecânica, computação, eletrônica, ótica e maquetaria. O FabLab também conta com impressoras 3D e computadores com softwares para modelagem bidimensional e tridimensional de projetos mecânicos, design e softwares para testes. Em todas as sextas-feiras é oferecido um OpenDay, aberto à toda a comunidade externa à Universidade. Para saber mais, acesse o site. 


Leia Mais Veja todas