Mais de 2 mil pessoas participam do Tecnopuc Experience, evento de tecnologia, ciência, negócios e impacto

Evento contou com mais de 100 atividades nesta quinta-feira, no Campus da PUCRS

05/10/2023 - 18h55
tecnopuc experience evento

Evento faz parte da comemoração de 20 anos do Tecnopuc. / Foto: Montanha Filmes

“Um evento de abrir a cabeça”, foi assim que o estudante Endriw Silva Braga definiu a 6ª edição do Tecnopuc Experience, evento de tecnologia, ciência, negócios e impacto, que aconteceu nesta quinta-feira (5), no Campus da PUCRS. Com uma intensa programação de experimentação, conteúdo e networking, a iniciativa promovida pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) reuniu mais de 2 mil pessoas, que participaram de mais de 100 atividades gratuitas. 

A programação foi dividida entre as categorias “Disrupção pela ciência e tecnologia”, “Explore o ecossistema”, “Pessoas e impacto” e “Transforme seu negócio”. Durante todo o dia, os/as participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre as mais diversas temáticas, todas conectadas por um fio condutor: convidar as pessoas a refletirem sobre o ecossistema em que estão inseridos. A preocupação das big techs com a sustentabilidade; Como a nanotecnologia pode ser aplicada na área de cosméticos; O papel da inovação na promoção de justiça social; e Formas de fomentar negócios de impacto nas favelas foram algumas das atividades que rolaram ao longo do dia.  

Helena Barcellos, de 19 anos, trabalha com ciência de dados e ficou sabendo do evento por meio de amigos que estudam na Universidade. A jovem participou do talk O colapso de tudo: os eventos extremos que podem destruir a civilização a qualquer momento, ministrado por Abner Willian Quintino de Freitas, da Escola Hopeful de Educação em Desastres. Inspirado na obra de John Casti, Abner falou sobre as ameaças do presente que têm colocado a civilização em risco. 

tecnopuc experience

Helena Barcellos aproveitou o evento para se atualizar nas áreas de tecnologia e impacto. / Foto: Laísa Mendes

“Este evento está sendo muito importante. Eu costumo me manter atualizada sobre esses assuntos dentro do possível, por exemplo, se olharmos para o nosso biofeedback, é possível perceber que o sol está mais forte e está nos prejudicando. Estamos em um período meio pós-apocalíptico e precisamos nos informar para reduzir os danos. Por isso, essa palestra foi excepcional e a PUCRS é de fato um polo de conhecimento”, afirma.

Gratuito e aberto ao público, o Experience é um festival de inovação e empreendedorismo construído pela comunidade Tecnopuc, que proporciona aos participantes uma imersão com foco em tecnologia, ciência, negócios e impacto.  

“Esse Experience marca os 20 anos do Parque e nós estamos recebendo pessoas importantíssimas e que fizeram parte dessa história. O espírito do evento é o mesmo do Tecnopuc: colaboração e conexões”, comenta Jorge Audy, Superintendente de Inovação da PUCRS e gestor do Tecnopuc. 

Uma oportunidade para olhar além  

Estudante de programação no Projeto Pescar, programa de formação socioprofissionalizante de Porto Alegre, Endriw Silva Braga aproveitou o evento para ampliar os horizontes. Na palestra Como fomentar negócios de impacto nas favelas, a CEO da Kopa Coletiva Arquitetura Popular, Karol Almeida, abordou os desafios e oportunidades para aumentar o número de empreendedores de impacto nas favelas. 

Programação teve muita experimentação, conteúdo e networking. / Foto: Montanha Filmes

“Eu achei a palestra ótima e toda vez que eu venho aqui na PUCRS é incrível e eu fico muito feliz de saber que tem tanta coisa para aprender. Minha cabeça fica explodindo de tanta informação”, conta.  

Patrícia Müller Weber, comunicadora no Lacog, grupo latino-americano de estudos sobre o câncer, conta que a palestra Inteligência artificial e o futuro do atendimento aos clientes foi a sua preferida do dia, “trouxe insights importantes sobre o que está acontecendo hoje na tecnologia, um histórico de tudo o que passamos para chegar nos dias de hoje e possíveis soluções para o futuro do atendimento”.  

“Acredito que com o conhecimento que adquiri hoje poderei entender um pouco mais sobre como e para o que as pessoas têm utilizado a tecnologia, além de prever futuras ações e o que essas pessoas esperam para personalizar esse atendimento”, destaca Patrícia.

Diretor inovação da Universidade da Califórnia falou sobre empreendedorismo global 

Retornando a PUCRS pela segunda vez, o diretor-executivo de inovação da Universidade da Califórnia – Irvine (UCI), David Ochi, participou da sexta edição do evento. David ministrou uma palestra sobre Empreendedorismo Global. Com mais de 25 anos de experiência em empreendedorismo, David Ochi trocou ideias e insights com novos agentes do mercado que estão buscando se inserir no contexto global de inovação e geração de ideias. Leia mais aqui.
 


Leia Mais Veja todas