Tecnopuc e Instituto Caldeira firmam convênio

O acordo visa gerar condições para que Porto Alegre seja polo de inovação e empreendedorismo

16/03/2021 - 11h05

Foto: Rafael Bauer

Um convênio firmado entre o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e o Instituto Caldeira visa gerar condições para que a Capital gaúcha seja um polo de inovação e empreendedorismo de classe mundial. Firmada na última segunda-feira, 15 de março, a iniciativa prevê a atração de investimentos e a geração de startups. Para que o parque e o Instituto atuem de forma colaborativa, construindo pontes entre os ecossistemas existentes e fomentando o surgimento de novos ambientes na cidade. Dessa forma, serão compartilhados recursos e laboratórios entre parceiros do Tecnopuc e do Instituto Caldeira.  

O Instituto Caldeira é fruto direto do Pacto Alegre. Envolvendo os principais empresários e empresárias da cidade e do Estadofomenta a inovação em Porto Alegre através de parcerias entre os setores público e privado. Sem fins lucrativos, o Instituto busca conectar empresas e startups para estimular o ecossistema de inovação do RS. 

O coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, diz estar orgulhoso da parceria. Para ele, o convênio é uma iniciativa muito relevante, pois mostra que a iniciativa está funcionando dentro da lógica da generosidade e do colaboracionismo. 

Foto: Rafael Bauer

Para o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, convênio é motivo de orgulhoEssa primeira parceria formal com o Instituto Caldeira ampliará o leque de possibilidades das startups dos hubs e coworkings do Tecnopuc Startups, conectando a demanda dos laboratórios de inovação de grandes empresas que fazem parte do Caldeira com os empreendimentos de estudantes e pesquisadores/as da PUCRS. Por outro lado, permitirá que as empresas do Caldeira possam acessar a infraestrutura oferecida pelo ecossistema do Tecnopuc, destaca. 

A gestora de operações e empreendedorismo, Flavia Fiorin, e o gestor de negócios e relacionamentosRafael Prikladnickiambos do Tecnopuc, afirmam que essa conexão é um movimento que trará grandes impactos para a sociedade, pois irá possibilitar o nascimento de muitos projetos transformadores. 

Quem participou 

Estiveram presentes na assinatura o diretor do Instituto Caldeira, Pedro Valério; o fundador da AnLab, Frederico Mentz,; o CEO e fundador do Agibank, Marciano Testa; o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy; a gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, Flavia Fiorin; e o gestor de Negócios e Relacionamento do Tecnopuc, Rafael PrikladnickiDe forma virtual, o evento também contou com a presença do coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho. Durante a visita e as reuniões na sequência do ato de assinatura do convênio, estavam presentes os gestores do Transforma RS, Ronald Krummenauer, Daniel Randon e Jose Renato Hopf. 

 


Leia Mais Veja todas