Edital de curtas universitários em debate

Material fica disponível para sugestões no Facebook até 29 de agosto

22/08/2017 - 12h48
Debate, tecna, cinema, alunos, festival de cinema de gramado, câmera

Foto: Vanessa Mello

O primeiro debate promovido no Hub Universidades, espaço do  Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do RS no 45º Festival de Cinema de Gramado abordou a criação de um edital voltado para estudantes de cinema do RS. A coordenadora do Centro e professora da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Aletéia Selonk, e a gerente de operações, Clarissa Pereira, mediaram a conversa, que contou também com a participação do professor da Famecos, Carlos Gerbase.

Os estudantes presentes deram sugestões sobre logística, forma de avaliação e consultoria, dentre outros aspectos do edital para curtas universitários. Todo o material estará disponível no Facebook do Tecna de 22 a 29 de agosto. Estudantes interessados poderão ler e dar sugestões pela rede social. O edital deve ser lançado até o final de setembro.

O próximo bate papo do Hub Universidades será com a especialista em legislação audiovisual Vera Zaverucha, trazendo o entendimento do campo administrativo e regras da Ancine. Será nesta terça-feira, 22 de agosto, das 17h às 18h. O espaço fica no Centro de Eventos do Serra Azul.

Hub Universidades é uma das ações do Tecna durante o Festival de Cinema de Gramado, como um ponto de referência para encontros, troca de ideias, apresentação de projetos, debate sobre mercado e suas possibilidades. O espaço funciona das 11h às 18h. A primeira ação do Hub foi uma participação no debate sobre curtas gaúchos, no domingo, 20 de agosto. A programação continua até 23 de agosto, com temas de interesse dos universitários e escolhidos a partir da escuta dos estudantes.

O Tecna também participa do Festival com a curadoria de conteúdo para os telões externos do Palácio dos Festivais, exibidos diariamente, das 16h às 1h, durante todo o evento. O projeto batizado de Play TV conta com coberturas, entrevistas e notícias sobre séries, filmes e jogos digitais produzidos no RS. Ainda, um vídeo institucional do estúdio do Tecna é exibido na sala do Palácio antes de cada projeção à tarde e à noite.

Outra ação do Tecna durante o 45º Festival de Cinema de Gramado, é o apoio na organização do Gramado Film Market– Conexões, iniciativa da Gramadotur voltada a profissionais e universitários com painéis temáticos e workshops.programação conta com a presença do Canadá, país convidado de honra da edição de 2017 do Festival. Dentre os temas a serem abordados estão games, realidade virtual, cinema brasileiro e mulheres no audiovisual, entre outros.

Sobre o Tecna

Inaugurado em 2017, o Tecna é uma parceria entre PUCRS, Governo do RS e Fundacine, com proposta de oferecer uma estrutura inédita no mercado audiovisual do RS para alavancar o setor. Localizado no Tecnopuc Viamão, o espaço tem investimento total de R$ 27 milhões.

A primeira parte da obra foi entregue em abril e conta com um estúdio de cinema e TV de alta tecnologia e normas internacionais de qualificação. Pode ser locado por produtoras de conteúdo e publicidade, além de canais de TV com demanda para filmar em estúdio. A segunda fase deve ser entregue no primeiro semestre de 2018 e trará laboratórios equipados voltados para animação, games, efeitos visuais, 3D, motion capture renderfarm, além de estúdio de som com sala de mixagem. Assim, produtoras poderão sediar filmes no Tecna, da preparação à pós-produção.

 


Leia Mais Veja todas