Tecna promove debate sobre edital para universitários de todo o Rio Grande do Sul

Centro Tecnológico Audiovisual do RS participa do 45º Festival de Cinema de Gramado

21/08/2017 - 14h26
Tecna, Festival de Cinema de Gramado, Hub Universidades

Foto: Divulgação

O Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do RS, que tem sede no Tecnopuc Viamão, promove nesta segunda-feira, 21 de agosto, um bate papo sobre edital para estudantes de cinema e audiovisual. Será das 17h às 18h, no Hub Universidades, espaço do Tecna para interação com público universitário durante o 45º Festival de Cinema de Gramado, no Centro de Eventos do Serra Azul.

A proposta, segundo a coordenadora do Centro e professora da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, Aletéia Selonk, é promover uma troca de ideias com o público. “Será uma oportunidade para apresentar o escopo do edital, as regras, a premiação e abrir para sugestões”, conta. Em julho de 2017 foi filmado o primeiro curta selecionado em edital interno, uma ação piloto do Tecna e que agora será voltado para universitários de todo o Rio Grande do Sul. O edital deve ser lançado em setembro.

Hub Universidades é uma das ações do Tecna durante o festival de Cinema, como um de referência para encontros, troca de ideias, apresentação de projetos, debate sobre mercado e suas possibilidades. O espaço funciona das 11h às 18h. A primeira ação do Hub foi uma participação no debate sobre curtas gaúchos, no domingo, 20 de agosto. A programação continua nos dias 22 e 23 de agosto, com temas de interesse dos universitários e escolhidos a partir da escuta dos estudantes.

A participação do Tecna no Festival de Cinema de Gramado reforça o papel da PUCRS como articuladora entre Universidade, Governo, sociedade e empresas, além de fomentar o cinema gaúcho e nacional. A equipe presente durante o evento é formada pela coordenadora do Tecna, professora Aletéia Selonk; pela gerente de operações, Clarissa Pereira; pelo supervisor de montagem do  Teccine – curso superior de tecnologia em Produção Audiovisual da PUCRS, Fabio Lobanovski, atuando na orientação da Play TV; e quatro estudantes que atuam na produção de conteúdo e coberturas. O Tecna conta ainda com a atuação de dois diplomados do Teccine, Luísa Cecilia Pinto e Anderson Fragozo, contratados como assistentes de produção.

Play TV

Além do Hub Universitário, o Tecna participa do Festival de Cinema de Gramado com a curadoria de conteúdo para telões externos do Palácio dos Festivais, exibidos diariamente, das 16h às 1h, durante todo o evento. “Produzimos material que valoriza as iniciativas do RS no setor audiovisual, apontando a força desse polo regional audiovisual que somos”, comenta Aletéia. O projeto foi batizado de Play TV e conta com coberturas, entrevistas e notícias sobre séries, filmes e jogos digitais produzidos no RS e que logo chegarão ao mercado, além de material sobre os principais produtos do setor que já estão sendo veiculados. Ainda, um vídeo institucional do estúdio do Tecna é exibido na sala do Palácio antes de cada projeção à tarde e à noite.

Gramado Film Market

Outra ação do tecna durante o 45º Festival de Cinema de Gramado, é o apoio na organização do Gramado Film Market– Conexões, iniciativa da Gramadotur voltada a profissionais e universitários com painéis temáticos e workshops. “Esta é a primeira edição desse evento dentro do festival e o Tecna entrou para qualificar a ação. Propusemos temáticas e abordagens para os painéis. Todo grande festival internacional tem um Film Market acontecendo ao lado do tapete vermelho, que é onde os negócios são feitos. Esse é o primeiro passo de algo muito relevante que a organização do Festival de Cinema de Gramado quer estabelecer como prática”, conta Aletéia. A programação conta com a presença do Canadá, país convidado de honra da edição de 2017 do Festival. Dentre os temas a serem abordados estão games, realidade virtual, cinema brasileiro e mulheres no audiovisual, entre outros.

Sobre o Tecna

Inaugurado em 2017, o Tecna é uma parceria entre PUCRS, Governo do RS e Fundacine, com proposta de oferecer uma estrutura inédita no mercado audiovisual do RS para alavancar o setor. Localizado no Tecnopuc Viamão, o espaço tem investimento total de R$ 27 milhões.

A primeira parte da obra foi entregue em abril e conta com um estúdio de cinema e TV de alta tecnologia e normas internacionais de qualificação. Pode ser locado por produtoras de conteúdo e publicidade, além de canais de TV com demanda para filmar em estúdio. A segunda fase deve ser entregue no primeiro semestre de 2018 e trará laboratórios equipados voltados para animação, games, efeitos visuais, 3D, motion capture renderfarm, além de estúdio de som com sala de mixagem. Assim, produtoras poderão sediar filmes no Tecna, da preparação à pós-produção.