Destaques do Festival de Cinema de Gramado vão receber Prêmio Tecna

Melhores longas-metragens gaúcho e brasileiro e os vencedores do concurso interativo Gramado Film Market ganharão a honraria no dia 26 de setembro

24/09/2020 - 13h50

Em 2019, vice-reitor da PUCRS durante a entrega do prêmio para longas brasileiros / Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

Incentivar a indústria criativa concedendo premiações, propiciar o acesso a uma infraestruturde padrão internacional e promover conexões entre os profissionais do setor e também com o público. São com estas propostas que o Tecnacentro de produção audiovisual da PUCRS –, considerado um dos mais modernos do país, participa e apoia o 48º Festival de Cinema de GramadoPelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Tecna será concedido aos destaques do Festival.   

A premiação reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento do setor audiovisual brasileiro. Sabemos que este movimento passa pelo fortalecimento da produção independente e a nossa infraestrutura representa um porto seguro, um diferencial para as próximas produções que continuarão representando o Brasil”, destaca Aletéia Selonkgerente do Tecna.  

Em cerimônia virtual, o Prêmio Tecna será concedido aos vencedores durante a sessão de entrega dos Kikitos, na noite de 26 de setembro.  

Melhores longas-metragens  

O Tecna irá premiar os vencedores das categorias de Melhor longa-metragem gaúcho e Melhor longa-metragem nacional do Festival. As equipes agraciadas receberão 15 mil Reais para utilizar em infraestrutura e serviços do centro de produção audiovisual.  

Na edição de 2019, os premiados foram Pacarrete, do diretor Allan Deberton (melhor longa-metragem brasileiro) e Raia 4, de Emiliano Cunha (melhor longa-metragem gaúcho).  

Concurso interativo  

No Gramado Film Marketo Tecna apoia o evento  em sua quarta edição, visando estabelecer conexões entre o mercado audiovisual. Entre as iniciativas, está a atuação no Hub Universidades, um espaço dedicado a estudantes, professores, pesquisadores  

espaço do Festival dedicado ao mercado também aconteceu de forma virtual neste ano na sua 4ª edição, o Gramado Film Market, visa estabelecer conexões entre o mercado audiovisual. Com o apoio do Tecna, esta edição ocorre em sinergia com o Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisualapresentando painéis temáticosalém das rodadas de negócios e mostra de filmes universitários exibidos pela TVE-RS.  

Visando estabelecer, também, conexões do mercado audiovisual com o públicoo concurso interativo do Gramado Film Market irá escolher a Melhor Série e o Melhor Documentário brasileiros, exibidos em TVs aberta e paga, VoD (vídeo sob demanda), streaming e/ou internet em 2020. A indicação dos títulos para a votação também ocorreu de forma interativa web. A votação popular ocorrerá até dia 25 de setembro, às 23h59, neste link. E os vencedores em cada uma das categorias receberão o Prêmio Tecna para utilização em serviços de infraestrutura no valor de cinco mil Reais, além da possibilidade de negociação de licenciamento de exibição com a Box Brazil para seus canais de TV por assinatura e a plataforma Box Brazil Play.  

No ano passado, os vencedores do concurso do Gramado Film Market foram Expedição Missões – A música colorada, da produtora Adriana Copetti (categoria Piloto de Projetos) e Bem vindo, vídeo Libras de Luiza Caspary (categoria Clipes e Musicais).  

Foto: Pedro Heinrickh

Uma das estruturas mais modernas do país  

Tecna tem um espaço de 3,3 mil metros quadrados de área construída e traz soluções que otimizam os processos produtivos desde a pré-produção, passando pela produção e evoluindo para a pós-produção. Possui três estúdios de cinema e TV com tecnologias como piso flutuante, condicionamento e isolamento acústicoTambém tem um estúdio de mixagem de som com certificação THX tecnologia Dolby Atmos, além de salas individuais para finalização de imagem, laboratório de animação e áreas de apoio à produção com camarins, sala de produção de figurinos, marcenaria, acervo e refeitório  

No Centro está localizado o Laboratório de Pesquisas Audiovisuais – Lapav, estrutura de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes & Design – Famecos da PUCRS 


Leia Mais Veja todas