Parceria entre Escola de Direito e TJRS trará sessões de julgamento no Campus

Plenários serão mais uma oportunidade para os estudantes vivenciarem a prática da profissão desde o início do curso

03/03/2023 - 11h52

Foto: Bruno Todeschini

A Escola de Direito da PUCRS realizará uma sessão de julgamento em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Será no dia 7 de março, às 9h30, no Teatro do Prédio 40. O caso trata-se de uma tentativa de homicídio, ocorrida em Porto Alegre, em 18 de julho de 2019. 

O plenário contará com a presença da Juíza Titular da 4ª Vara do Júri, Cristiane Busatto Zardo, sete jurados, advogados do réu e representante do Ministério Público.   

A iniciativa faz parte de uma parceria inédita firmada entre a Escola de Direito da PUCRS e o TJRS e é mais uma oportunidade para que os estudantes vivenciem a prática da profissão ao longo de todo curso. A ação conta com a coordenação dos professores da Escola de Direito da PUCRS Sandro André Bobrzyk, Elton Somensi de Oliveira, Marco Félix Jobim, Marcelo Machado Bertoluci e Marcos Eberhardt. 

“O nosso curso de Direito da PUCRS se destaca pela presença da prática em todo o percurso formativo. A Sessão de Julgamento da 4ª Vara do Júri é uma dessas atividades que envolvem os nossos discentes, desde o primeiro semestre, em vivências de prática real. É um pouco do que o Mundo PUCRS proporciona”, destaca o professor Marcos Eberhardt, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da PUCRS. 

De acordo com o professor Marcelo Machado Bertoluci, coordenador do Núcleo de Ciências Criminais e Segurança Pública da PUCRS, a realização da sessão de julgamento na Escola de Direito da PUCRS é uma grande oportunidade para alunos e professores. 

 “A iniciativa representa uma excelente chance para vivenciarmos a experiência de um dos ritos e símbolos mais importantes do Direito e da cidadania, com a apresentação de várias possibilidades de atuação profissional no mundo jurídico”, ressalta. 

Em 2022, a PUCRS recebeu outras duas sessões com caráter didático e explicativo, em parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e com a 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Este ano, a Universidade contará com outras sessões que ainda não estão com datas definidas. 

A sessão é aberta ao público e, para participar, os/as interessados/as devem se inscrever no link abaixo. Caso você não tenha um login, clique em “criar conta”. 

Inscreva-se para participar


Leia Mais Veja todas