Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia da PUCRS inaugura novo espaço

Atuação do SAPP completa 49 anos de atendimentos à comunidade acadêmica e ao público em geral

02/06/2023 - 17h43
SAPP

Momento simbólico da inauguração da nova ambiência do SAPP. / Foto: Diego Furtado

Na última semana, o Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia da PUCRS (SAPP) celebrou a reformulação do seu espaço físico, que agora conta com um ambiente mais acolhedor para receber os/as usuários/as do serviço. Localizado no segundo andar do Prédio 11, o SAPP abrange práticas disciplinares de psicopatologia, avaliação psicológica e estágios supervisionados para estudantes do curso de Psicologia. O serviço, que existe há 49 anos, tem contribuído ativamente com atendimentos à comunidade acadêmica e ao público residente em Porto Alegre. 

Junto à inauguração, também houve a comemoração antecipada dos 70 anos do curso de Psicologia da PUCRS e dos 50 anos do SAPP, que serão celebrados em 2024. O evento reuniu estagiários e colaboradores do Serviço, além da pró-reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Kampff, do diretor de Graduação, Denizar Melo, da decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, professora Andrea Bandeira; da coordenadora do curso de Psicologia, professora Tatiana Baierle, da coordenadora do SAPP, professora Roberta Fin Motta e da artista plástica e arquiteta, Suyê Zucchetti, responsável pela pintura realizada no interior do local. 

As contribuições do Serviço iniciaram em parceria com Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da Faculdade de Direito (SAJUG), e depois passou a atender toda a comunidade de Porto Alegre. Segundo a coordenadora Roberta Finn, o SAPP tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências dos/as estudantes por meio da integração entre teoria e prática, a partir do compromisso ético e social.  

“Para a comunidade, o SAPP oferece serviços de atendimento em diversas áreas da Psicologia, que podem ser desenvolvidos em ambiente interno ou externo e são realizados pelos/as estudantes das práticas e estagiários/as. Uma das nossas maiores conquistas é o reconhecimento como espaço de formação de gerações de psicólogos e psicólogas e a referência em atendimento psicológico a população de Porto Alegre de múltiplas maneiras”, destaca.  

50 anos de acolhimento à comunidade 

sapp

SAPP tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências dos/as estudantes por meio da integração entre teoria e prática. / Foto: Diego Furtado

Durante quase meio século de atuação, o SAPP consolidou a sua relevância tanto para os/as estudantes como para o público atendido diariamente. Somente em 2022, foram realizados 4.070 atendimentos e, neste ano, de janeiro até maio, o espaço já soma mais de 2.500. Atualmente, o serviço de acolhimento é responsabilidade de 11 psicólogos/as supervisores/as e 90 estagiários/as.  

Conforme a professora Roberta, é fundamental que os/as profissionais da psicologia revisitem todas as esferas da vida para que se possa fortalecer discussões científicas, profissionais e acadêmicas, desenvolvendo uma atuação profissional comprometida com a construção de condições de vida dignas. 

“No SAPP temos uma comunidade universitária engajada em prol de uma psicologia plural, democrática, antirracista e pautada pelo compromisso ético-político. Assim, podemos dizer com segurança que o SAPP existe e permanece como uma referência na formação de psicólogas e psicólogos, pelo envolvimento de todos. Estar à frente deste Serviço é honrar quem pensou, idealizou, implementou, construiu e fez crescer um grande projeto. Significa fazer a gestão de uma realidade que se transforma a cada semestre e a cada ano”, destaca. 

acesse a página oficial do sapp


Leia Mais Veja todas