Semana do Meio Ambiente promove evento

Lançamento de livro e apresentação de documentário ocorrem na Famecos

07/06/2017 - 09h36

2017_06_07-semana_do_meio_ambiente1_907x550O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IMA) promove até o dia 9 de junho a Semana do Meio Ambiente na PUCRS. Neste ano, o destaque é a temática sobre a água. O consumo no Campus tem diminuído ao longo dos últimos 15 anos com a detecção de vazamentos e trocas de equipamentos por modelos mais eficientes e pela conscientização ambiental da comunidade. Em 2016, caiu 21% em relação a 2015. Há dois anos também foi introduzida a impressão em frente e verso como padrão nos computadores da Universidade, levando à diminuição de 23% no consumo de papel A4 entre 2014 e 2015.

Nesta quarta-feira, dia 7, das 17h às 18h, na arena da Faculdade de Comunicação Social (sala 307 do prédio 7), haverá a apresentação do documentário Na trilha por uma escola sustentável, produzido pelo IMA, seguida do lançamento do livro Água: Caderno do Educador. As debatedoras serão a professora da Faculdade de Biociências Rosane Souza da Silva e as educadoras Letícia Paranhos e Lilian Schmitt.

2017_06_07-semana_do_meio_ambiente2_907x550A obra propõe atividades diretamente ligadas às ações de educação ambiental no âmbito do Projeto Escola Sustentável: captação da água da chuva como elemento voltado à educação. Foram pensadas por educadoras das escolas públicas engajadas na iniciativa. O caderno será distribuído gratuitamente nos colégios e alguns exemplares sorteados durante o evento na PUCRS.

O Projeto Escola Sustentável surgiu em 2011 com o apoio do IMA e do Comitê de Gestão Ambiental da PUCRS. A equipe é composta por professores e alunos da Universidade de diversas áreas do conhecimento e propõe o levantamento do desempenho ambiental escolar por meio da avaliação de diversos itens como o uso da água, da energia, o descarte correto dos resíduos, a seleção de fornecedores e materiais mais sustentáveis. A partir deste levantamento e da utilização de um banco de ações sustentáveis, as escolas são auxiliadas a adotar uma postura de responsabilidade ambiental.