Em noite especial, segunda edição do Prêmio Alumni reconhece a atuação de diplomados em diferentes áreas

Cerimônia contou com a presença ilustre de Caco Barcellos e Eliane Brum

14/07/2023 - 15h39

A segunda edição do Prêmio Alumni reconheceu as conquistas dos egressos da PUCRS. / Foto: Igor Bandera

A segunda edição do Prêmio Alumni PUCRS foi uma noite emocionante e especial em comemoração aos 75 anos da Universidade. Com a presença dos vencedores, homenageados, familiares, autoridades e comunidade PUCRS, a cerimônia reconheceu a trajetória dos diplomados e valorizou iniciativas que tenham contribuído com a construção de uma sociedade mais justa, responsável e humana. 

Escolhidos entre mais de 180 mil egressos, os vencedores foram premiados em sete categorias: Educação, Saúde, Inovação e Empreendedorismo, Socioambiental, Comunicação, Pesquisa Científica e Arte e Cultura. Além disso, também foram entregues duas honrarias especiais: Troféu Jovem Destaque e Troféu Ir. Norberto Rauch.  

O reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira, destacou que a Universidade sempre permanecerá aberta a seus egressos e que a trajetória de cada um deles serve de inspiração para outras pessoas.

“Estamos homenageando profissionais com reconhecida trajetória e destaque em suas áreas de atuação. Eles escolheram a PUCRS para realizar sua formação universitária e, cada um, com os seus sonhos e escolhas, desenhou uma trajetória de vida que de algum modo transforma para melhor outras vidas, com atuação relevante em diferentes dimensões da nossa sociedade, inclusive, com alcance internacional”. 

O primeiro a ser chamado no palco foi Paulo Fossati, conselheiro Nacional de Educação na Câmara de Educação Superior no MEC. Ele dedicou o troféu a todos que acreditam na educação. A educação transforma as pessoas e nós devemos transformar o mundo em um espaço melhor para todos”

O jornalista Caco Barcelos entregando o prêmio para sua mãe, Antoninha Barcellos. / Foto: Igor Bandera

Um dos destaques mais emocionantes da noite foi a homenagem de Caco Barcellos a sua mãe, Antoninha Barcellos. O jornalista contou que na semana da sua formatura precisou viajar a trabalho e não conseguiu buscar o diploma, mas prometeu para a sua mãe que um dia faria isso.

“Tanto a minha mãe, quanto o meu pai não tiveram oportunidade de ir à escola. A minha mãe fez escola por mês e, mesmo assim, com muita dedicação ela me ensinou a ler e escrever. Quando eu me formei, teve essa coincidência, triste na época. E eu disse pra ela ‘um dia eu volto com o diploma’. Ela duvidou, mas hoje esse prêmio representa o diploma para mim! Estou muito honrado! Essa foi uma bela oportunidade, poder voltar mais de 20 anos depois”, destacou. Emocionada, a mãe de Caco Barcellos, Dona Antoninha, ressaltou que ele cumpriu a promessa! “Demorou, mas voltou como prometeu”. E brincou: “no meu coração ele já estava diplomado. Quando nasceu, já nasceu com o diploma”.

Também jornalista, outra presença ilustra na segunda edição do Prêmio Alumni PUCRS foi Eliane Brum. Escritora e documentarista, é uma das repórteres mais premiadas da história do Brasil. “O primeiro prêmio que recebi na vida foi aqui no SET Universitário, em 1988. Hoje, eu quero agradecer muito a quem elevou o jornalismo à categoria de arte”

Destaque da noite foi também Maira Callefi, fundadora do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, o Imama, que surgiu há 30 anos. Homenageada com o Troféu Ir. Norberto Rauch, Maira lembrou os mestres com quem teve a oportunidade de estudar e disse que estava voltando para casa. “A PUCRS me fez a médica que sou. Eu estou sempre tentando um novo projeto para conseguir um pouco mais de acesso, saúde e cidadania para as nossas mulheres”.  

Após a entrega das premiações, o evento contou com um show do trio porto-alegrense Los Compadres, coquetel e momento de networking entre os presentes. A segunda edição do Prêmio Alumni foi promovida pela Pró-Reitoria de Identidade Institucional da PUCRS, por meio da Rede PUCRS Alumni. 

Confira os vencedores da Edição 2023  

Categoria Educação: Paulo Fossati 

Com graduação em Ciências Religiosas e doutorado em Educação, atualmente é Conselheiro Nacional de Educação/Câmara da Educação Superior no MEC. Participa de diversos grupos de pesquisas internacionais, com reconhecida produção em sua área do conhecimento. Foi Reitor da Universidade La Salle por 13 anos e Presidente da Associação Nacional da Educação Católica por duas Gestões. Integra o Comitê Científico do Projeto Scholas Ocurrentes do Papa Francisco, desde 2015.   

Categoria Saúde: Raquel Cossa de Pinho 

Moçambicana, iniciou a vida profissional como professora na Escola Nacional de Dança, em 1994. Frequentou o curso Técnico de Medicina Geral e trabalhou no Centro de Saúde 1 de Junho. Em 2005, foi selecionada para uma bolsa de estudos para o curso de Enfermagem na PUCRS. Concluiu o seu Mestrado em Enfermagem na UFRGS e atualmente responde pelo Programa de Violência Baseada no Gênero no Ministério da Saúde de Moçambique. É também Presidente do Conselho Jurisdisciplinar na Ordem dos Enfermeiros.  

Categoria Inovação e Empreendedorismo: Israel Mendes 

Formado em Publicidade e Propaganda e com mestrado em Escrita Criativa, possui 26 anos de experiência profissional: 10 como Publicitário e 16 como Desenvolvedor de Jogos. É sócio-fundador da AQUIRIS, um dos maiores estúdios de jogos da América Latina, e fundador/vice-presidente da Associação dos Desenvolvedores de Jogos do Rio Grande do Sul. Publicou dois livros: Menino Perplexo e Farelos Poéticos, este último após sagrar-se vencedor do edital de 60 anos do Instituto Estadual do Livro.   

Categoria Socioambiental: Liliane Pastoriz 

Formada em Direito, desde 2013 exerce atividades funcionais na 1ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos de Porto Alegre. Já atuou assessora jurídica no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, quando foi aprovada no concurso para a carreira do Ministério Público do Estado. Trabalhou como Promotora-Corregedora, em Porto Alegre, na Promotoria de Justiça de Infância e Juventude de família e sucessões e como Promotora de Justiça Assessora na Subprocuradoria-Geral de Justiça Para Assuntos Administrativos. É especialista em saúde pública e mestre em educação na saúde (UFRGS) e doutoranda em Teologia pela PUCRS.  

Categoria Comunicação: Caco Barcellos 

Jornalista reconhecido mundialmente e especializado em grandes reportagens investigativas sobre injustiça social e violência. Ao longo dos seus mais de 45 anos de carreira, ganhou cerca de 20 prêmios por reportagens especiais.  É autor, apresentador e diretor do programa Profissão Repórter (Rede Globo), que há 17 anos, une jornalismo investigativo com pedagogia, sobre práticas jornalísticas, que envolve estudantes e profissionais recém-formados.   

Categoria Pesquisa Científica: Marcelo Cypel 

Médico referência internacional na recuperação e transplante de pulmões e cirurgia torácica. Atualmente é diretor do programa de suporte pulmonar extracorpóreo para pacientes com doenças respiratórias graves, da Universidade de Toronto, do Canadá, onde vive há 15 anos. Desenvolveu um método e uma máquina que trata o pulmão após a retirada do doador, criando um órgão de melhor qualidade para o transplante. Isso fez aumentar em 100% os números de transplantes pulmonares nos últimos cinco anos, tornando Toronto o maior centro no mundo em transplante de pulmão. Esse método é atualmente utilizado internacionalmente em grande escala.   

Categoria Arte e Cultura: Eliane Brum 

Jornalista, escritora e documentarista, é uma das repórteres mais premiadas da história do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio Maria Moors Cabot, da Columbia University, pelo conjunto de sua obra. É idealizadora, fundadora e diretora de redação da plataforma trilíngue Sumaúma – jornalismo do centro do mundo (sumauma.com), baseada na Amazônia, e colunista da seção de internacional do jornal espanhol El País. Atualmente, vive em Altamira, Médio Xingu, Amazônia.    

Troféu Jovem Destaque: Gabriela Zorzo 

Formada em Engenharia Civil, com destaque acadêmico, está cursando sua segunda graduação, na PUCRS, em Ciência da Computação. Em 2021, entrou no Apple Developer Academy PUCRS e foi embaixadora nos dois anos de duração do programa, onde também começou sua carreira como desenvolvedora. Em 2022, foi uma das vencedoras do Swift Student Challenge (desafio da Apple para estudantes do mundo inteiro).  Este ano, participou do Apple Entrepreneur Camp, com o seu aplicativo Truddy, e participou da WWDC, presencialmente no Apple Park, na Califórnia.  Atualmente trabalha como desenvolvedora iOS na empresa DB, situada no Tecnopuc.  

Troféu Ir. Norberto Rauch: Maira Caleffi 

Formada em Medicina e Farmácia, fundou o IMAMA (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul) há 30 anos. É Mastologista e Chefe do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Também é Presidente Voluntária da FEMAMA (Federação Brasileira das Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), atua como presidente do Conselho de Administração do IGCC (Instituto de Governança e Controle do Câncer) e é membro do Conselho da Union for International Cancer Control (UICC). Atualmente desenvolve atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e assistência ao paciente com uma equipe altamente multidisciplinar. 


Leia Mais Veja todas