I Simpósio Estadual de Saúde Única do RS integra saúde humana, animal e ambiental

Evento acontece entre os dias 31 de maio e 1º de junho em formato presencial

08/05/2023 - 17h38
I Simpósio Estadual de Saúde Única do RS integra saúde humana, animal e ambiental

O evento irá abordar ações sustentáveis necessárias para abordar a Saúde Única no Estado/ Foto: CDC/Unplash

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, acontece o I Simpósio Estadual de Saúde Única do Rio Grande do Sul, promovido pela Rede Saúde Humana, Animal e Ambiental (Rede Saúde Única – Fiocruz Rio Grande do Sul). A PUCRS integra a rede juntamente com outras nove instituições de ensino superior do RS, além de órgãos públicos. A rede tem como objetivo difundir os conceitos e práticas da “Saúde Única”, enfatizando a importância da colaboração interdisciplinar e transdisciplinar na tomada de decisões para prevenir e combater doenças transmissíveis, especialmente zoonoses, e alcançar bons resultados em saúde pública. 

O evento acontecerá na modalidade presencial, no Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ICBS/UFGRS), em Porto Alegre, e também contará com transmissão ao vivo pelo YouTube. O encontro reunirá profissionais, pesquisadores, tomadores de decisões, legisladores, estudantes e outros interessados para discutir a interação entre saúde humana, animal e ecossistemas na emergência, reemergência e controle de doenças transmissíveis, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades.  

O simpósio irá abordar ações sustentáveis necessárias para abordar a Saúde Única no Rio Grande do Sul, desde conceitos teóricos até reflexões científicas, políticas, de gestão e de comunicação de risco em Saúde Única. Além disso, serão apresentadas a experiência do Estado no enfrentamento da Covid-19, riscos e ameaças da gripe aviária e outras doenças transmissíveis, com ênfase na vigilância ativa em saúde, ensino e pesquisas, determinantes sociais, políticas e boa governança relacionadas com Saúde Única.  

O evento contará com sete mesas redondas, coordenadas por instituições parceiras, compostas por profissionais multidisciplinares com diferentes perspectivas e experiências em saúde humana, saúde veterinária e ambiental. O simpósio é gratuito e aberto ao público, no entanto é preciso realizar uma inscrição prévia. Para acessar o cronograma completo do evento, clique aqui. 

Sobre a Rede Saúde Única 

A Rede busca fortalecer e integrar processos de apoio a produção de ciência, tecnologia e inovação em Saúde Única, que beneficiem integralmente a população do RS por meio de troca de conhecimentos técnico–científico as instituições-membro nas áreas de pesquisa de desenvolvimento, produção e prestação de serviços em saúde pública, tais como vigilâncias ambiental e epidemiológica e fortalecimento dos sistemas de pesquisas e respostas as doenças em especial as infecciosas. 

A Rede é formada pela Secretaria Estadual da Saúde do RS, Fundação Oswaldo Cruz, Secretarias da Agricultura, da Inovação, Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente do RS, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RS), Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (Fapergs), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Grupo Hospitalar Conceição e 9 universidades: PUCRS, UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) , Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade de Cruz Alta (Unicruz).  

Leia também: Entenda a importância da vacinação para a saúde coletiva


Leia Mais Veja todas