Antropólogo colombiano Santiago Uribe fala sobre a importância do Pacto Alegre para a sociedade gaúcha

Em passagem por Porto Alegre, Uribe conversou com o Reitor da PUCRS e ministrou palestra no Tecnopuc

10/07/2023 - 16h08
santiago uribe

Santiago Uribe visitou a PUCRS em junho. / Foto: Giordano Toldo

Recentemente, o antropólogo colombiano Santiago Uribe visitou a capital gaúcha para contribuir com o movimento Pacto Alegre, iniciativa que visa transformar a cidade em um ecossistema de inovação de classe mundial para a criação de um futuro melhor. Durante a visita, Uribe também passou por comunidades e universidades, e conversou com gestores municipais. Na PUCRS, ministrou uma palestra no Tecnopuc e participou de conversa com o reitor Ir. Evilázio Teixeira, que destacou a importância da vinda do antropólogo à Universidade.   

“A visita de Santiago Uribe na PUCRS nos inspira para seguirmos investindo em ações de desenvolvimento social para a comunidade acadêmica e cidade de Porto Alegre, posicionamento que a Universidade assume por longos anos e dá sequência nesse novo ciclo de planejamento estratégico”, afirma o reitor.

O principal foco do trabalho de Uribe é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Em Medelín, foi uma das principais lideranças responsáveis pela melhora na segurança da cidade, por meio da coordenação do projeto Cidades Resilientes, que diminuiu consideravelmente a violência no local. Segundo o Instituto Urban Land, em 2013, a metrópole colombiana se tornou a cidade mais inovadora do planeta. Além disso, contribuiu para a diminuição da desigualdade social. Para Santiago, a universidade é uma forte aliada na construção de uma sociedade segura.  

Acredito que as universidades desempenham um papel fundamental na construção de ambientes seguros e protetores na sociedade. O que acontece dentro das universidades é exemplo para a sociedade e por si só são ações educativas”, destaca Uribe. 

É importante refletirmos sobre a segurança de Porto Alegre. Segundo os Indicadores Criminais de 2022, da Secretaria da Segurança Pública do RS, a criminalidade teve um aumento de 30,1% nesse período. Por isso, a necessidade de iniciativas como o projeto Territórios Inovadores, do Pacto Alegre.  Esse tipo de ação contribui para uma melhora significativa em diversas áreas da sociedade gaúcha. Por exemplo, através do Pacto foi criada a EdTech (startup de educação), no Morro Santa Cruz. A PUCRS participa desse projeto junto com outras universidade e empresas do Estado.   

“As universidades têm um papel muito importante, por exemplo, em trazer desafios para as comunidades periféricas por meio dos processos de educação, pesquisa e, projetar e criar soluções que fazem parte de ações sociais, trazendo aos territórios mais remotos e periféricos a possibilidade de transformá-los”, conclui o antropólogo

Leia mais: Tecnopuc é premiado no Triple E Awards na Conferência da Tripla Hélice em Barcelona


Leia Mais Veja todas