Sandra Einloft, decana da Escola Politécnica, recebe título de Doutora Honoris Causa

Honraria foi concedida pela Universidade Paul Sabatier-Toulouse III, na França

27/06/2023 - 15h23

A decana da Escola Politécnica, Sandra Mara Oliveira Einloft, recebeu o título da Universidade Toulouse. A Universidade Francesa têm histórico de cooperação em pesquisa com a PUCRS. / Foto: Divulgação

A professora e pesquisadora Sandra Mara Oliveira Einloft, da Escola Politécnica da PUCRS, recebeu, nesta segunda-feira (26), o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Paul Sabatier-Toulouse III, na França. A docente, que também é a decana da escola, conta como se sente honrada com o reconhecimento do seu trabalho e com o fato de seus esforços estarem sendo valorizados e apreciados por instituições de renome.  

Saber que meu nome foi proposto pelos pesquisadores que eu colaboro na Universidade Paul Sabatier-Toulouse III (UPS) e ter passado por pareceristas da minha área de atuação que avaliaram a relevância e impacto do meu trabalho é muito gratificante”, celebra. 

“Honoris Causa” significa “por causa da honra” em latim – a expressão nomeia o título concedido a profissionais que possuem grande relevância e importância em sua área de atuação. A concessão do Honoris Causa requer a aprovação de muitas pessoas e instituições. No caso da professora Sandra, a aprovação veio do conselho científico da Universidade Toulouse e do Ministério das Relações Exteriores francês. 

Além de ser uma grande emoção, a pesquisadora também recebe o título com um grande senso de responsabilidade: 

“Implica em manter o compromisso de continuar trabalhando em prol da excelência acadêmica e do avanço do conhecimento científico da área de mudanças climáticas, mais especificamente no desenvolvimento de soluções tecnológicas para capturar o dióxido de carbono emitido em processos industriais, que é a área que atuo e colaboro com a UPS.” 

PUCRS e UPS tem histórico de cooperação em pesquisa  

A decana recebe o título de Doutora Honoris Causa com alegria. / Foto: Giordano Toldo

A PUCRS possui parcerias de pesquisa científica com diversas instituições internacionais ao redor do mundo – sendo uma delas a UPS. Sandra colabora com a universidade francesa desde 2011, e a parceria já formou três doutores em regime de dupla titulação, além de um novo doutorando iniciando neste ano, com previsão de passar um ano na França em 2025. “Já publicamos 15 artigos científicos em parceria, e em 2014 atuei como professora convidada na UPS. Nestes anos tivemos diversas missões de pesquisadores brasileiros visitando a UPS e de colegas franceses visitando a nossa universidade”, conta. 

Mulheres cada vez mais presentes na ciência 

Sandra é graduada em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e possui mestrado e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também possui pós-doutorado pela Universidade Pièrre et Marie Curie-Paris VI. Na PUCRS, foi Diretora da Faculdade de Química entre 2004 e 2017, sendo atualmente professora titular e decana da Escola Politécnica. Como pesquisadora, seu trabalho se concentra principalmente na área de mudanças climáticas, com foco em captura e transformação de CO2.  

Sendo uma mulher em posição de autoridade dentro de ramos predominantemente masculinos, como engenharia e tecnologia, a docente diz que ganhar o título de Doutora Honoris Causa por seu trabalho nessas áreas demonstra que as barreiras de gênero estão sendo gradualmente superadas, e que as mulheres estão ocupando cada vez mais espaços de liderança e influência nesses campos. 

“Essa representatividade é fundamental para inspirar outras mulheres e mostrar que elas também podem seguir carreiras nessas áreas, encorajando-as a buscar seus objetivos profissionais, independentemente de estereótipos de gênero. Além disso, ao ocupar essa posição, tenho a oportunidade de promover a diversidade, a equidade de gênero e a inclusão, trabalhando para criar um ambiente mais equitativo e acolhedor para todos os estudantes e profissionais da área”, pontua.

Leia também: Juremir Machado recebe título de Doutor Honoris Causa de Universidade francesa


Leia Mais Veja todas