Rua da Cultura: um novo espaço para a comunidade

Porto Alegre ganha um local aberto ao público para eventos culturais e gastronômicos

01/06/2018 - 15h32

rua da cultura, música, teatro, gastronomia, arte, exposições de arte, rádio atlântida, atl house, feira de livros, filmesA Capital gaúcha vai receber um novo espaço diferenciado, aberto à comunidade, para abrigar apresentações musicais e teatrais, projeções de filmes, aulas abertas, foodtrucks, exposições de arte e feiras de livros, entre outras atividades. No dia 4 de junho, acontece a inauguração da Rua da Cultura, localizada entre o prédio 5 e a Biblioteca Central Irmão José Otão no campus da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681). Com programação das 9h até às 21h, a cerimônia oficial ocorre a partir das 18h, com a apresentação do espetáculo Sbornia Kontr’Atracka!, com Hique Gomez e Simone Rasslan.

“Precisamos desenvolver novas formas de viver o campus, novas formas de aprender. E o que é a cultura senão essa união de conhecimento, arte e capacidade de criar. A criação se manifesta quando cada um traz à tona o que tem dentro de si, expressando sentimentos, ideias e usando a imaginação de forma viva”, enfatiza o Reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira.

Integrada à natureza, a Rua da Cultura oferta ao público a possibilidade de colher frutas e vegetais em árvores frutíferas, como bergamoteira e pomar; bem como uma horta com chás e temperos. Outras comodidades oferecidas são: chimarródromo, redes para repouso e bicicletário.

Para o segundo semestre deste ano, estão programadas diversas atividades abertas ao público. “A Rua da Cultura será uma oportunidade de trânsito de todas áreas de conhecimento. A partir de uma programação cultural plural e interartística, a Universidade busca transformar-se num polo cultural no ano em que comemora seus 70 anos”, destaca o diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Ricardo Barberena.

Arquitetura

Com 84 metros de extensão, a Rua da Cultura possui um palco para apresentações, com uma arquibancada com capacidade para 250 pessoas, além de um deque de madeira com vista panorâmica.

As inspirações para a obra são de universidades estrangeiras, principalmente das Universidades Livre de Berlim, de Harvard, de Barcelona, de Laval (Québec) e Massachusetts Institute of Technology (Boston). O piso de madeira do deque foi inspirado no piso da Barceloneta, praia de Barcelona, na Espanha. O material do piso é resistente e não esquenta em dias mais quentes.

Centro de convivência

Para o final de 2018, o prédio 15, que está em obras, vai abrigar um centro de convivência, com salas de aula modernas e moduláveis, espaço coworking, área de lazer, praça de alimentação e serviços.

ATL House

Com inauguração no dia 7 junho, a Rua da Cultura ganha um novo espaço de relacionamento do Grupo RBS:  a ATL House. Esse é uma iniciativa de extensão da Rádio Atlântida, que vai unir inovação, interatividade e experiência para alunos e público externo que circulam pelo campus da PUCRS.

Além de um estúdio para transmitir programas externos e atrações exclusivas com os comunicadores, a ATL House prevê diversas atrações. Festivais de comédia, eventos inspirados na grade de programas, karaokê, campeonatos de games, estreia de séries, pocket shows e projetos acadêmicos direcionados aos estudantes são algumas das ações. No local, também haverá operações da hamburgueria Severo Garage, Canal Café e STB Trip & Travel. Os patrocinadores do espaço são Banrisul e Trident.

A ATL House vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Programação de abertura da Rua da cultura

• Das 9h às 21h30min – Feira de Expositores (discos, livros e artesanatos), Food Trucks e DJ.
  • Das 11h30min às 12h30min – O Homem Banda fará uma apresentação com percurso do pórtico principal à Rua da Cultura.
  • A partir das 18h – Cerimônia de Inauguração no Palco da Rua. Na sequência, a apresentação do espetáculo a Sbornia Kontr’Atracka!, com Hique Gomez e Simone Rasslan.