Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Reitor da PUCRS é reconduzido ao cargo

Irmão Evilázio Teixeira é reconduzido ao cargo de reitor para o próximo quadriênio 2021-2024

30/10/2020 - 14h00
Evilázio Teixeira, Reitor, Reitoria

Foto: Camila Cunha

Anunciada na tarde desta quarta-feira, dia 28 de outubro, a decisão do Conselho Provincial da Rede Marista que reconduz o Ir. Evilázio Teixeira ao cargo de reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para o próximo quadriênio 2021-2024. A decisão também nomeou o atual pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir Mentges, como vice-reitor. 

Após consulta, diálogo e discernimento, a proposta foi submetida ao Rev.mo arcebispo de Porto Alegre e chanceler da Universidade, Dom Jaime Spengler, e à Congregação para a Educação Católica, da Santa Sé.  A posse ocorrerá no dia 8 de dezembro deste ano, ocasião em que também serão nomeados os demais gestores da Universidade. 

Nas palavras do Ir. Evilázio, o anúncio da recondução foi recebido com honra e alegria. “Estamos encerrando o quadriênio de gestão em 2020. Um período de inúmeras realizações significativas para o presente e futuro da Universidade. Ao mesmo tempo muito desafiador em diversos aspectos, sendo este momento de pandemia, sem dúvida, o mais crítico. Contudo, com o engajamento de nossa comunidade universitária, temos evoluído muito bem e alcançado êxito em todas as dimensões, da qualidade dos cursos ao cuidado com a vida das pessoas. Nesse contexto, foi com honra e alegria que recebi a nomeação para o quadriênio 2021-2024 

Com admiração e reconhecimento, Ir. Evilázio se manifestou sobre seu vice-reitor, Dr. Jaderson Costa da Costa. “Até o dia 8 de dezembro, quando teremos a posse, eu e meu vice-reitor, Dr. Jaderson, seguiremos plenamente atuantes na gestão da Universidade com os pés fixos no presente e um olhar para o futuro. Dr. Jaderson assumirá plenamente sua função como diretor do Instituto do Cérebro, que, a partir da inauguração da fase 2, terá uma robustez de maior complexidade e atuará com a reitoria no projeto Campus da Saúde.   

Reconhecendo o desafio e a oportunidade, o vice-reitor, Dr. Jadersonenalteceu a experiência: “a vice-reitoria foi um desafio e uma oportunidade que me permitiu melhor conhecer as pessoas vibrantes que fazem da PUCRS a melhor universidade privada do Brasil. Foi gratificante participar da sua transformação em sintonia com o Campus da Saúde – promotor da vida, num ambiente fraterno, solidário, inovador e humano. Deixarei a função revigorado e com muitos planos e energia para seguir na direção do Inscer.

O atual pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir Mentges, agradeceu à Rede Marista pela confiança e convite para assumir a vicereitoria e também à gestão do Ir. Evilázio e do Dr. JadersonAssumirei com o compromisso de dar continuidade à missão institucional da PUCRS. Mas, neste momento, gostaria de agradecer a liderança inspiradora do Ir. Evilázio e do Dr. Jaderson. Nos últimos quatro anos, têm conduzido nossa Universidade com coragem e responsabilidade. Inspiram a comunidade acadêmica a atuar a partir dos valores institucionais e, dentre eles, destaco a audácia, pois, diante das diferentes realidades, sabem discernir e conduzir a todos nós à luz da inovação na busca constante pela excelência acadêmica e promoção da vida.  

Em nota à comunidade universitária, o presidente da Rede Marista, Ir. Inacio Nestor Etges prestou reconhecimento ao Ir. Evilázio pela liderança servidora e o excelente trabalho que conduziu nos últimos anos, e gratidão por aceitar dar continuidade a esta missão, nesta importante obra marista. Da mesma forma, congratulou o Dr. Jaderson Costa da Costa e agradeceu ao Ir. Manuir, que assume o desafio de dar seguimento, junto ao reitor, ao projeto de futuro da Universidade.