Realizações da Universidade em 2016 são apresentadas em evento

Encontro com a Administração Superior reuniu professores e técnicos-administrativos

Por: Redação Ascom

07/12/2016 - 16h34
Encontro com a Administração Superior 2016

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

Professores e técnicos-administrativos da PUCRS lotaram o teatro do prédio 40 nesta terça-feira, 6 de dezembro, para o Encontro com a Administração Superior. O evento foi conduzido pelo Reitor, Joaquim Clotet, pelo Vice-Reitor, Evilázio Teixeira, por Pró-Reitores e pelo diretor-geral do Hospital São Lucas, Leomar Bammann, que apresentaram os relevantes resultados da Universidade em cada área. Clotet iniciou a apresentação lembrando os ótimos resultados alcançados em avaliações do Ministério da Educação, como o Índice Geral de Cursos e a Avaliação Trienal da Capes, além dos rankings nacionais e internacionais, como Ranking Universitário Folha de São Paulo, QS University Rankings, The Times Higher Education, Guia do Estudante, entre outros. Teixeira mostrou as ações do Planejamento Estratégico e da reorganização administrativa e acadêmica, que deu início à implantação de Escolas: “É uma caminhada que vai exigir muito de cada um de nós, mas que será muito bonita”, afirmou. O processo teve início com o lançamento da Escola de Humanidades, em 2015. E agora, em 2016, serão implantadas as Escolas de Direito, Medicina e Negócios. A Pró-Reitora Acadêmica, Mágda Cunha, destacou projetos de readequação administrativa, novos cursos de Graduação e o lançamento do Idear. “A iniciativa é a conexão do ensino com o ambiente de inovação da Universidade. É muito mais que um espaço, é uma filosofia, que busca formar um aluno com perfil empreendedor, com atitude empreendedora”, afirmou. Jorge Audy, Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, lembrou o resultado do The Times Higher Education Brics, divulgado na semana passada, que destacou a PUCRS como a segunda Universidade no Brasil em impacto da pesquisa: “Isso é fruto da nucleação de todos os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, que culmina nessa fortaleza com relação à geração de conhecimento”, disse. Audy destacou também algumas inaugurações feitas no Tecnopuc em 2016, como o novo espaço do Ideia, Freezone, Crialab e Condomínio de Empresas Inovapucrs. A aprovação pelo CNPq de dois Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (Ciências Forenses e Tuberculose) e os ótimos resultados alcançados no edital Pronex também foram lembrados. Na área de Extensão e Assuntos Comunitários, o Pró-Reitor, Sérgio Gusmão, mostrou as ações da área de relacionamento comunitário, com o programa Aliança Marista, da área de Educação Continuada e de desenvolvimento social e cultural, que aproxima os alunos de Graduação de comunidades carentes, unindo pesquisa, ensino e extensão. Milton Sperry Winckler, Pró-Reitor de Administração e Finanças, destacou a implantação do portal de serviços, as obras relevantes entregues em 2016 e os benefícios concedidos aos alunos. Leomar Bammann, do Hospital São Lucas, mostrou os números da assistência do HSL, os principais projetos realizados e a conexão com ensino e pesquisa. No encerramento, Clotet ressaltou: “Vocês puderam ver quão grande é a nossa Universidade e o quanto fazemos pela nossa sociedade. Mostramos aqui apenas uma síntese do nosso trabalho”, ressaltou. Ao final, após o Reitor agradecer à comunidade acadêmica, foi exibido um vídeo mostrando as principais realizações durante o período de seu Reitorado, seguido de longos aplausos da plateia.