PUCRS sediará Centro de Inovação e Pesquisa da Brigada Militar

Termo de cooperação prevê contribuições da Universidade para modernização e inovação das ações da Secretaria de Segurança Pública do RS

24/02/2021 - 17h52

Foto: Camila Cunha

Na manhã desta quarta-feira, 24 de fevereiro, a reitoria da PUCRS firmou um acordo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul para a criação e implementação do Centro de Inovação e Pesquisa da Brigada Militar. A estrutura, vinculada à Assessoria de Assuntos Estratégicos (AAE) do Comando da BM, será instalada no Prédio 5, sala 511, no Campus da Universidade. 

Segundo o reitor, Ir. Evilázio Teixeira, cooperar com uma instituição que desenvolve e aplica estratégias de segurança à população é excelente para pesquisadores e pesquisadoras que têm muito a contribuir com seus estudos e também para a Universidade. “Em toda nossa atuação priorizamos a qualificação dos serviços prestados à comunidade e a oferta de soluções para resolver problemas reais de nossa sociedade”, ressalta. 

De acordo com o chefe da AAE e coordenador do Centro de Inovação e Pesquisa da BM, major Roberto dos Santos Donato, a intenção que fez surgir o Centro é a necessidade de uma maior interação entre Universidade e Estado para que, por meio de pesquisa científica e evidências, seja possível tomar melhores decisões. “Conseguiremos fazer um debate principalmente dos projetos de pesquisa para que se tenha um melhor aproveitamento no que diz respeito às ações de segurança pública”, afirmou o Major. 

Entre os objetivos da parceria estão a introdução de tecnologias e modernização dos processos; a criação de novos mecanismos de participação cidadã; o acesso a dados para servir como base para pesquisas acadêmicas; a proposição de aulas com metodologias que despertem ideias inovadoras em cursos da BM; o desenvolvimento de palestras e atividades voltadas à análise criminal e inovação; além da criação de um ciclo de conversas para revisão de métodos, capacidade e competência dos agentes de segurança. 

Além disso, o Centro prevê a criação de ferramentas, algoritmos, plataforma e sistemas que possam digitalizar o serviço da Brigada Militar para que, por meio de uma transformação digital, seja possível prestar um atendimento mais ágil à população. 

A assinatura aconteceu no Salão Nobre da Reitoria e, além do reitor e major Donato, do vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, do relações institucionais, Solimar Amaro, do pró-reitor de Administração e Finanças, Alam Casartelli, e dos coronéis Mohr e Santarosa.


Leia Mais Veja todas