PUCRS se mantém entre as melhores universidades em países emergentes

Universidade ficou em segundo lugar entre as instituições privadas brasileiras no ranking Times Higher Education

12/03/2021 - 15h11

PUCRS se mantém entre as melhores universidades em países emergentesPor mais um ano a PUCRS é considerada uma das melhores instituições de ensino em países de economias emergentes, segundo o The Times Higher Education Emerging Economies University Rankings 2021. Das 606 instituições de 48 países contemplados, a Universidade se classificou em 2º lugar geral entre as instituições privadas do Brasil. 

A Universidade já recebeu o reconhecimento em edições anteriores da pesquisa, como em 2019 e em 2020, mantendo a sua tradição de excelência e qualidade internacional. Em 2021, a PUCRS é destaque entre as instituições privadas brasileiras nas categorias: 

  • Citações, que avalia a influência na área de pesquisa (2º lugar); 
  • Panorama internacional, que leva em consideração profissionais, estudantes e pesquisas da instituição (3º lugar). 

Segundo o site oficial da pesquisa um dos seus principais objetivos é evidenciar o comprometimento das instituições com a formação das próximas gerações de acadêmicos e acadêmicas. 

Sobre o ranking 

O Times Higher Education é considerado um dos mais importantes indicadores de ensino superior mundial. Para avaliar o desempenho das instituições são utilizados 13 critérios relacionados às áreas de ensino, pesquisa, citações, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. 

Para a pesquisa Emerging Economies University Rankings são utilizados os mesmos 13 indicadores, mas os pesos são especialmente pensados para refletir o contexto de países emergentes (que têm grande potencial de desenvolvimento, mas que ainda precisam implementar diferentes tipos de melhorias). 

São consideradas apenas as instituições em países ou regiões classificadas pelo FTSE (índice que representa ações da Bolsa de Valores de Londres) como Emergentes avançados, Emergentes secundários ou Fronteira.