PUCRS se destaca no Top Consumidor

21/03/2019 - 14h30
Top Consumidor, Flávia do Canto

Professora Flávia do Canto representou a PUCRS/Foto: Neitor Corrêa/Divulgação

A PUCRS foi contemplada no Top Consumidor – Marcas de Respeito 2019, na categoria Instituição de Ensino Superior. A entrega da premiação ocorreu nessa quarta-feira (dia 20 de março), no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul. A Universidade foi representada pela professora da Escola de Direito Flávia do Canto Pereira, que foi diretora do Procon Municipal de Porto Alegre (2012 a 2015) e do Procon Estadual do Rio Grande do Sul (2016 e 2017).

Em 11 edições, desde 2006, o Top Consumidor – Marcas de Respeito reconhece 108 empresas que se destacam nas relações de consumo, têm práticas de excelência no atendimento e respeito ao público e condução satisfatória na solução de eventuais problemas. É promovido pelo Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão (Inec) e Revista Consumidor. A votação das marcas cabe aos integrantes do Fórum Latino-Americano de Defesa do Consumidor, da Revista Consumidor e do Inec.

Metodologia

Ao todo, 35 representantes de entidades e 20 consumidores convidados indicaram as marcas de respeito de 2019. A pesquisa foi feita entre setembro e outubro de 2018, de forma on-line. O Departamento de Defesa do Consumidor (Procon/RS) chancelou as 108 indicações nos segmentos de produtos e serviços, em 105 categorias. Durante o evento, o Procon/RS recebeu homenagem pela passagem dos seus 20 anos.

Os entrevistados deveriam responder à seguinte pergunta: “Em sua opinião, entre as empresas indicadas, qual tem o seu respeito nos quesitos de ética e boa condução no trato com o consumidor, e que, além disso, conta com seu respeito e admiração como empresa e marca?”. Os participantes poderiam escolher uma entre as opções apresentadas; indicar um nome não listado; ou optar por votar em branco, caso não houvesse, na categoria, quem merecesse receber seu voto.