PUCRS recebe Encontro de Jovens Maristas 2018

Encontro propõe novas atitudes para fazer a diferença

24/07/2018 - 14h02

Foto: Fabrício Basso

Protagonismo juvenil, processo participativo, acolhida à diversidade e sustentabilidade são alguns dos eixos que norteiam a preparação para o Encontro de Jovens Maristas (EJM) 2018, que ocorre no dia 25 de agosto. Em sua primeira edição na Universidade, o evento irá reunir em torno de mil e oitocentos jovens de 24 unidades da Rede Marista, vindos de Porto Alegre, Viamão, Canela, Passo Fundo, Erechim, Novo Hamburgo, Cachoeira, Santa Maria, Santo Ângelo, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul e Brasília. Organizado pela Pastoral Juvenil Marista (PJM) da PUCRS, o encontro terá como tema a palavra Atitude, com o objetivo promover uma reflexão sobre a situação atual do país e motivar pessoas a fazer diferença no mundo, através de oficinas, momentos de celebração e confraternização.

Para Lucas Gerhard, integrante da equipe que planeja os momentos de mística e orantes do encontro, e diplomado em Engenharia da Computação pela PUCRS, o objetivo do EJM precisa ir além da celebração da caminhada da PJM. “Para este ano, buscamos como um dos aspectos principais fomentar a reflexão e a discussão quanto a questões de injustiças, preconceitos e intolerâncias que presenciamos na sociedade”, afirma o jovem, que é animador de um dos grupos da PJM. Júlia Sant’Ana, aluna do curso de Filosofia da Escola de Humanidades e também animadora, defende que é fundamental provocar boas atitudes, como, por exemplo, o respeito ao outro. “É preciso refletir que todos somos diferentes e que podemos aprender muito com isso”, ressalta Júlia, que faz parte das equipes que organizam as oficinas e a ambientação do evento.

Foto: Sophia Kath

Organização

Um dos pontos de destaque do EJM 2018 é o cuidado com o meio ambiente. A ambientação será feita com materiais recicláveis confeccionados pelos próprios jovens da PJM da PUCRS. Não haverá lonas e banners no dia do encontro e o uso de plástico será restrito. Além disso, serão priorizados alimentos mais saudáveis, o que também colabora para diminuir o impacto do evento na natureza.

Outro aspecto considerado é o processo participativo na organização, e, por isso, os jovens são protagonistas de todo planejamento do encontro. Divididas em dez equipes, o grupo de 70 pessoas é responsável por pensar desde a acolhida até os momentos de confraternização. Para Júlia, esse formato é um diferencial. “Decidimos tudo em conjunto, e ver esse processo é especial. Todos estão dando o melhor de si e fazendo tudo com muito carinho”, destaca ela.

A equipe, envolvida, demonstra muita expectativa com o evento e seus efeitos positivos nos participantes. “Estou muito animada para este EJM. Tenho certeza que o jovem que vier sairá diferente do que quando chegou”, projeta Júlia. Gerhard também está entusiasmado e acredita que a vivência no dia do evento provocará os participantes a terem novas atitudes em seus cotidianos.

Foto: Fabrício Basso

Conceito do encontro | Atitude

Até chegar a proposta que atitude seria o tema do encontro, muitas reuniões e diálogos com os jovens foram realizados. A proposta foi construída a partir de conceitos como coletivo, coragem, ativismo, coerência como maneiras de mudar o mundo. Inspirados também pelo conceito de vizinhança global, bem como pelo capítulo geral Marista que usou a expressão Caminhemos como Família global, nasceu o conceito da Atitude:  concretização de uma intenção ou propósito; protagonismo; tomar iniciativa.

O que é a Pastoral da Juventude Marista?

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) promove a evangelização junto com os jovens, por amor ao Reino de Deus e às juventudes, oferecendo a eles espaços para despertar a liderança através da socialização, a construção da consciência crítica e a vivência da espiritualidade marista.

Para alcançar sua missão, a PJM proporciona às juventudes a vivência grupal, pois acredita e valoriza a dimensão associativa na vida dos jovens. Ao conviver em grupo, o jovem é chamado a ser parte atuante da história.

A vivência grupal é oferecida aos jovens que desejam conhecer, aprofundar e viver a espiritualidade Marista. A PJM está presente em grande parte dos ambientes educativos, inclusive na PUCRS.

pjmPJM na PUCRS

Participar de um grupo, fazer novas amizades, ter um espaço de partilha, de colocar suas ideias, de vivenciar a espiritualidade, aprofundar a fé, exercitar a solidariedade e lutar por um mundo melhor são apenas alguns dos motivos que fazem os jovens do Grupo Universitário Marista se reunirem. O grupo é composto por universitários e diplomados de diversos cursos da PUCRS e atualmente conta com cerca de 70 participantes. Confira o dia e horário dos encontros:

• Terça, das 12h às 13h
  • Quarta, das 18h30min às 19h30min
  • Quinta, das 12h às 13h
  • Violetas: sábado mensalmente das 15h às 18h
  • Miscelânea: sábado mensalmente das 15h às 18h

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3506.