PUCRS participa de Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e Caribe

Evento acontece entre os dias 13 e 15 de março, em Brasília

14/03/2024 - 17h26

A PUCRS está participando da 3º Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e Caribe (CRES+5). / Foto: Arquivo pessoal

Representantes da PUCRS estão em Brasília para a 3º Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e Caribe (CRES+5). O evento iniciou nessa quarta-feira (13), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, e segue até sexta-feira (15). O vice-reitor da Universidade, Ir. Manuir Mentges, a pró-reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Kampff, o assessor de Planejamento Estratégico, Silvio Langer, a integrante da comissão coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Marília Morosini, e o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy – que também é membro da organização do evento, representam a Universidade.  

O vice-reitor pontua que, ao estabelecer diretrizes e metas comuns, a conferência ajuda a impulsionar o desenvolvimento humano e socioeconômico da América Latina e do Caribe por meio da educação.  

“O CRES+5 desempenha um papel crucial na promoção da qualidade e acessibilidade do ensino superior na região. Através do diálogo entre governos, instituições educacionais, organizações da sociedade civil e estudantes, a Conferência busca definir políticas e estratégias para enfrentar desafios como a expansão do acesso, a melhoria da qualidade educacional, a internacionalização das instituições e a promoção da equidade”, destaca Ir. Manuir Mentges. 

As discussões na CRES+5 estão divididas em 12 eixos temáticos e buscam analisar as conquistas da educação superior da região e estabelecer as prioridades para a próxima Conferência, em 2028. O objetivo é destacar o progresso alcançado desde o evento de 2018, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, principalmente após a crise pandêmica da Covid-19.  

“A contribuição da PUCRS, na organização e participação do evento, evidencia o nosso compromisso com uma educação superior de qualidade, alinhada com o nosso posicionamento estratégico: inovação, geração de impacto e valor para sociedade”, explica o vice-reitor. 

Educação para libertar, unir e emancipar 

Jorge Audy, docente da PUCRS, consultor da Unesco-Iesalc e membro do grupo de relatores da CRES+5, conta que o evento em Brasília foi precedido de uma série de encontros presenciais e online, organizados em torno dos 12 eixos temáticos, além de uma reunião preparatória em Havana (Cuba): “São mais de 1.500 pessoas, de mais de 24 países, reunidos nesta CRES+5”. 

“A CRES+5 tem como foco analisar a evolução do cenário Latino-Americano e Caribenho na área de Educação Superior. Na declaração final da CRES houve consenso no sentido de que os conhecimentos e a Educação devem ser defendidos como Direitos Humanos universais e direitos coletivos dos povos, como bens públicos sociais e comuns para a soberania, bem viver e emancipação de nossas sociedades, e para a integração latino-americana e caribenha”, defende Jorge Audy. 

O superintendente comenta que, durante o evento, foram revisitados os eixos centrais da CRES, analisando a evolução e ratificando as suas recomendações. Um destes eixos, por exemplo, trata de inovação, pesquisa científica e tecnológica, artes e humanidades como vetores do desenvolvimento social e econômico sustentável, e como motores da democracia e do desenvolvimento humano na América Latina e no Caribe.  

“Como resultado, o grupo de gestores, consultores e relatores deve gerar uma Declaração Final que reafirme os princípios e as orientações da CRES”, pontua.  

A conferência é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC) e com o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces).

Leia mais


Leia Mais Veja todas