PUCRS lança curso gratuito sobre cidades inteligentes e sustentáveis

Projeto de pesquisa aplicada é financiado pelo Fundo de Pesquisa ERASMUS, da União Europeia

26/08/2022 - 16h22

cidades inteligentesPensar nas cidades do futuro é um desafio que vai além da tecnologia. É necessário aprender sobre cidadania, governança, qualidade de vida, desenvolvimento humano e social, além de outros tópicos que buscam entender as cidades, as pessoas e as suas realidades. Com essa lógica em foco, o Cap4City, projeto de pesquisa aplicada financiado pelo Fundo de Pesquisa ERASMUS, da União Europeia, e correalizado pela Escola de Negócios, da PUCRS, criou um curso aberto e gratuito sobre cidades inteligentes e sustentáveis. 

Hospedado na plataforma EdX, o curso é origem dos resultados da pesquisa aplicada, está dividido em oito módulos, com 31 disciplinas, e conta com aulas gravadas com 12 professores de países da América Latina e quatro da Europa. Os temas abordados giram entre aspectos sociotécnicos, éticos e legais, de gestão pública, comunicação, sistemas de informação, negócios e economia, governança e sustentabilidade.  

Para Edimara Mezzomo Luciano, coordenadora do projeto no Brasil e professora da Escola de Negócios, esta discussão é fundamental, pois todos os dias surgem novos desafios e abordagens em torno do tema.  

“A nossa vida ocorre nas cidades e elas concentram cada vez mais população urbana – o que gera novos problemas e necessidades. Isso nos remete a buscar outros olhares: a sociedade, as instituições governamentais, as organizações privadas e as universidades precisam trabalhar juntas para fazer frente a estes desafios”, afirma Edimara.  

Como funciona o curso  

cidades inteligentes

Foto: Giordano Toldo

O material se destina para todos àqueles que querem aprender sobre as diversas óticas das cidades inteligentes e sustentáveis, tanto em sala de aula, quanto individualmente ou em pequenos grupos. Na plataforma, é possível baixar os slides de aula e o material de apoio, além de assistir às gravações. As aulas apresentam cases de ensino, incluindo conteúdos locais do Brasil e da cidade de Porto Alegre. Os inscritos têm até seis semanas para finalizar o curso, que está disponível em português, inglês e espanhol.  

Cocriados pelos melhores especialistas do assunto no mundo, as aulas reúnem em um mesmo lugar conteúdos criados por pessoas que geram conhecimento de altíssima qualidade sobre os diversos assuntos que compõe o tema de Cidade Inteligentes e Sustentáveis.  

“As cidades inteligentes coordenam de forma colaborativa e inclusiva os esforços para utilizar a inteligência coletiva de forma sustentável, ambiental, econômica, social e institucionalmente, para gerar e manter a qualidade de vida de todos os seus habitantes”, pontua.  

O curso estará disponível dia 31 de agosto, mas já é possível se inscrever no site. Quem se inscrever até 31/08, pode obter gratuitamente a trilha certificada do Portal EdX. 


Leia Mais Veja todas