PUCRS inaugura Condomínio de Empresas Inovapucrs

Complexo fortalece e completa ciclo de formação de empresas no Tecnopuc

Por: Redação Ascom

10/11/2016 - 15h30
Condomínio de Empresas Inovapucrs

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

No dia 11 de novembro, às 14h, a PUCRS inaugura o Condomínio de Empresas Inovapucrs. O prédio de 1,5 mil m² tem como principal objetivo ser a estrutura que completa o ciclo de formação de empresas no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). No local, serão abrigadas startups recém-saídas do processo de incubação. O evento ocorre no auditório do Global Tecnopuc, prédio 97 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Na mesma ocasião, serão apresentadas as novas instalações do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS (Ideia) e o Free Zone, um ambiente inédito na Universidade, que passam a ocupar salas do Condomínio. Haverá também a graduação de cinco empresas da Incubadora Raiar da PUCRS, que concluem seu processo de incubação. A construção do espaço contou com investimentos de R$ 3 milhões em recursos do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGTEC) 01/2011 e da PUCRS.

Para Jorge Audy, Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, a inauguração da obra é a consolidação de um ciclo representativo para a instituição, que se propôs a prover infraestrutura e um modelo de atuação que fomenta a inovação e o empreendedorismo. “Estes ambientes, no conjunto dos espaços do Tecnopuc, estabelecem uma plataforma para a efetivação do posicionamento estratégico da PUCRS, focado na inovação e no desenvolvimento”, explica Audy. Ele projeta: “uma bela perspectiva de futuro se apresenta, com a PUCRS cada vez mais inserida na comunidade e atendendo às demandas da sociedade, tendo por base a sólida tradição educativa Marista”.

Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, avalia que o Condomínio Inovapucrs representa mais um passo na qualificação da geração de empreendimentos inovadores dentro do ecossistema do Parque. “Trata-se de um local para instalação de empresas com potencial de crescimento empreendedor e que precisam se transformar em um empreendimento capitalizado”, aponta.

 

Conexão entre grandes e pequenos

O Condomínio de Empresas Inovapucrs abrigará startups recém-saídas do processo de incubação, consolidando a capacidade empresarial e preparando-as para a introdução efetiva da inovação tecnológica. O modelo integra-se ao processo de pós-incubação, gerido pela Incubadora Raiar, com a proposta de intensificar a conexão das startups pré-incubadas e incubadas com os empresários graduados, fortalecendo o ecossistema de inovação da Universidade. Leandro Pompermaier, gerente da Raiar, observa que “a proposta do condomínio alinha-se ao conceito de formação de empreendimentos que a Raiar segue, principalmente por entender que a incubação, a aceleração de negócios e o acompanhamento da maturidade das empresas são determinantes para que o impacto social gerado seja dimensionado”.

 

Playground do inventor

O Condomínio também abrigará o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS (Idea), estrutura que gerencia todos os laboratórios e equipamentos destinados à pesquisa na Universidade. Com isso, é possibilitado o uso compartilhado dessas estruturas, tanto pela comunidade acadêmica, como por empresas instaladas no Tecnopuc e pelo público externo.

Além da mudança para o Condomínio, o Ideia, que completa uma década neste ano, passa a oferecer uma estrutura inédita para a Universidade: o Free Zone, espaço equipado com impressoras 3D, serras, furadeiras e outras ferramentas que possibilitam ao empreendedor produzir sua primeira ideia, esgotando-a até a fase do protótipo. “O Free Zone será uma área de experimentação inicial, oportunizando um ambiente de maior liberdade de criação ao inventor”, complementa Carlos Nelson dos Reis, diretor do Ideia.


Leia Mais Veja todas