PUCRS inaugura Centro João Paulo II de Estudos da Cultura Polonesa

Iniciativa é fruto de uma parceria entre a PUCRS e a Universidade Católica João Paulo II, da Polônia

07/03/2024 - 16h45

A Inauguração do novo Centro de Estudos da Cultura Polonesa acontece no dia 15 de março. / Foto: Divulgação

No dia 15 de março, às 17h, acontece a inauguração do Centro João Paulo II de Estudos da Cultura Polonesa, uma nova parceria entre a PUCRS e a Universidade Católica João Paulo II de Lublin/Polônia (KUL). Sediado na Escola de Humanidades da PUCRS, o novo Centro tem por objetivo promover a cultura e a história da Polônia, salvaguardar a herança cultural polonesa presente no Brasil e fornecer apoio cultural, pedagógico e científico à população polonesa do Brasil. Fundada em 1918, a KUL é uma das instituições de Ensino Superior mais antigas da Polônia. Entre ilustres professores da instituição encontra-se Karol Wojtyła, que ficou conhecido como o Papa João Paulo II. O Pontífice foi professor de Filosofia na universidade de 1954 a 1978, quando foi eleito Papa. 

O novo Centro promoverá cursos relativos à história, língua e cultura polonesa, pesquisas científicas sobre a emigração polonesa e fomentará a cooperação acadêmica entre a PUCRS e a KUL. Para o Decano da Escola de Humanidades da PUCRS, Draiton Gonzaga de Souza, o novo centro é de grande importância para a Escola de Humanidades.  

“O ser humano só se torna verdadeiramente humano quando sai de si, vai ao encontro da alteridade, entrando em contato com outras culturas e línguas. A interação com a cultura polonesa consistirá numa importante expansão de horizonte da nossa Escola”, adiciona. 

Programação da inauguração  

A inauguração do Centro, que acontece no dia 15 de março, contará com uma programação de atividades culturais e religiosas, com a presença da Embaixadora da República da Polônia no Brasil, Bogna Janke, do Reitor da KUL, Mirosław Kalinowski, e do Diretor da Fundação Maximiliano Maria Kolbe Institute, Jacek Gołębiowski. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita. Confira a programação: 

16h30: Exposição João Paulo II: o presente da Polônia para o mundo (Átrio do Prédio 9)  

17h: Cerimônia de inauguração no Auditório da Escola de Humanidades (Prédio 9)  

18h30: Missa na Igreja Universitária  

19h30: Concerto A Música da Juventude de Karol Wojtyla, com a pianista Agnieszka Schulz e o barítono Andrzej Gladysz (Igreja Universitária) 

Sobre o concerto e a exposição 

O concerto A Música da Juventude de Karol Wojtyla, com a pianista Agnieszka Schulz e o barítono Andrzej Gladysz, fechará a cerimônia, com a apresentação de peças para piano e canções dos mais celebrados compositores poloneses do século XIX e do início do século XX, como Moniuszko, Szymanowski, Paderewski, incluindo Chopin.   

Além disso, os convidados poderão visitar a exposição João Paulo II: o presente da Polônia para o mundo, no foyer do Salão de Atos. São 13 posteres sobre o legado de João Paulo II, com foco em sua luta pela defesa da liberdade e pelo diálogo inter-religioso, sua peregrinação pelo mundo e suas ações em prol do terceiro mundo. 

Fortalecimento da identidade polonesa 

O Brasil e a Polônia mantém relações diplomáticas desde 1920. / Foto: Sapientia

Para o Cônsul Honorário da República da Polônia em Porto Alegre, Sérgio Sechinski, a criação do Centro Cultural João Paulo II representa uma gama de infinitas possibilidades para as duas universidades, bem como para cada uma no seu contexto de atuação.  

“Nos tempos atuais, em que diferentes culturas intercambiam métodos e conhecimento, os resultados de uma aliança significam benefícios em diversos setores da sociedade humana, considerando-se a tradição e os reconhecidos valores das universidades parceiras. Para o estado do Rio Grande do Sul, especificamente, com grande presença de descendentes polônicos, entendo esta parceria como um grande avanço nas relações bilaterais, pelos inúmeros canais que serão criados – e dentre esses, destacando-se a oportunidade de estudos da língua polonesa com referência acadêmica – o que estimulará o acesso à riqueza da milenar cultura polonesa. O que também considero, olhando pelo lado da KUL, a oportunidade de aproximação e estreitamento das relações com a cultura brasileira”, adiciona.  

Arkadiusz Stasiak, professor da KUL e um dos membros do Conselho Administrativo do Centro, celebra que o novo centro possibilitará o fortalecimento da identidade polonesa e dos laços com a tradição, história e cultura polonesas entre a diáspora polonesa espalhada por todo o Brasil.  

“A atividade do Centro neste programa será multifacetada, concentrando-se principalmente em atividades educativas e de promoção, organização de iniciativas culturais e pesquisa científica”, completa. 

Para o professor polonês, o público-alvo do projeto inclui estudantes da PUCRS, jovens poloneses, bem como outros estudantes e jovens brasileiros que tenham alguma ligação com a Polônia. Arkadiusz ressalta que Porto Alegre é um grande centro da diáspora polonesa, que, no entanto, perdeu o conhecimento nativo da língua ao longo das gerações, principalmente devido à antiga política das autoridades brasileiras.  

“A língua polonesa, como herança, é atualmente usada por uma pequena parte da diáspora e em diferentes níveis de proficiência. Os jovens, descendentes de poloneses, frequentemente não falam polonês, embora muitos deles expressem o desejo de aprender nossa língua e declarem um forte senso de identidade nacional polonesa”, completa. 

A coordenadora do Centro na PUCRS é a professora e pesquisadora da Escola de Humanidades Cláudia Regina Brescancini e para a docente, esse novo espaço atua como um agente de promoção de pesquisas sobre a história, a língua e a cultura da Polônia. 

“O Centro Brasil-Polônia pretende atingir não só a comunidade descendente, mas também todos que se interessam pela cultura desse país e pela relação Brasil-Polônia em diferentes dimensões. Sua instalação na PUCRS neste momento soma-se a outras iniciativas da universidade para a ampliação da internacionalização e da interculturalidade no âmbito da pesquisa e da extensão”, celebra a pesquisadora. 


Leia Mais Veja todas