PUCRS e Universidade La Salle Ramon Llull, de Barcelona, assinam convênio

A cooperação busca fomentar cidades inteligentes

Por: Redação Ascom

17/11/2016 - 16h56
PUCRS e Universidade La Salle Ramon Llull assinam convênio

Foto: Divulgação – Ascom/PUCRS

Nesta quarta-feira, 16 de novembro, foi assinado na Espanha um convênio de cooperação entre o Centro de Cidades Inteligentes da PUCRS e o Centro de Internet das Coisas da Universidade La Salle Ramon Llull, de Barcelona. O acordo visa à conjugação de esforços para incentivar a cooperação, o intercâmbio tecnológico e científico e o desenvolvimento de recursos humanos nas áreas do ensino, da pesquisa e do empreendedorismo ligado a cidades inteligentes e humanas.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, da diretora de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Gabriela Ferreira, do coordenador do Centro de Cidades Inteligentes da Universidade, Fabiano Hessel, e do coordenador da universidade espanhola, Josep Piqué.

A partir de agora, os dois Centros de Inovação passam a atuar como atores globais na promoção de projetos comuns, na identificação de fontes de financiamento para pesquisa e promoção conjunta de relações com empresas, na entrada de novas companhias com produtos desenvolvidos a partir de tecnologias criadas por grupos de pesquisa e outros mecanismos de conexão entre empresários e cidades.

Segundo Gabriela, a parceria é um reconhecimento ao trabalho da PUCRS nessa área, além de uma importante conexão internacional. “É também uma oportunidade de trabalharmos ainda mais na busca de impacto positivo na cidade a partir da nossa pesquisa”, comentou.