PUCRS e Huawei implantam Smart City Innovation Center no Rio Grande do Sul

Parceria tem apoio da Procergs e Ceic

07/10/2015 - 16h31

A PUCRS, por meio das Faculdades de Informática (Facin) e de Administração, Contabilidade e Economia, e a Huawei anunciaram hoje uma nova fase de sua cooperação em pesquisa e desenvolvimento com a implantação do Smart City Innovation Center. Localizadoem Porto Alegre, o centro terá como principal objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de soluções voltadas para Cidades Inteligentes e Internet das Coisas, além de ser uma estrutura para testes e provas de conceitos que agreguem valor ao setor produtivo. As áreas de Saúde e Educação também estão comtempladas com projetos do Centro.

A iniciativa, que conta com o apoio da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e do Centro Integrado de Comando da Prefeitura de Porto Alegre (Ceic), foi apresentada durante o evento Huawei Open Day, realizado em São Paulo.

A estrutura física do Smart City Innovation Center será instalada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e deve ser inaugurada no 1º semestre de 2016. O centro irá acelerar a construção e homologação dos softwares que irão compor as soluções em desenvolvimento desde março deste ano. “As equipes da PUCRS e da Huawei trabalham na pesquisa e no desenvolvimento de soluções como, por exemplo, um sistema de iluminação pública inteligente. É possível saber quando uma luminária está queimada ou quando está próximo da hora de trocá-la, trazendo mais economia e segurança à população”, afirma Fabiano Hessel, professor da Facin e coordenador do projeto.

Com esse centro, a Huawei irá ampliar e aprimorar as pesquisas em Cidades Inteligentes para que as aplicações desenvolvidas em áreas como educação, saúde e segurança possam ser aplicadas nas cidades brasileiras “Estamos contentes em participar dessa parceria com a PUCRS e utilizar nossaexpertise global para colaborar com o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias. Com a ampliação deste acordo com a PUCRS, a Huawei reafirma seu compromisso de longo prazo com a inovação no Brasil ”, revela Tito Ocampos, Gerente de P&D da Huawei.

A Huawei possui uma ampla rede de centros de P&D conectados ao redor do mundo, que contam com cerca de 70 mil profissionais – o equivalente a 45% da estrutura da empresa – comprometidos em gerar inovação em produtos e soluções de TIC. Em 2014, a Huawei investiu mais de US$ 6,5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento globalmente, e o Brasil atraiu parte dos investimentos por ser um mercado prioritário para a estratégia da companhia.
Sobre a Huawei

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Por meio de nossa dedicação à inovação centrada no cliente e fortes parcerias temos estabelecido vantagens fim-a-fim em telecomunicações de rede, aparelhos e computação em nuvem. Estamos comprometidos com a criação de máximo valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo soluções e serviços competitivos. Nossos produtos e soluções foram implantados em mais de 170 países, atendendo a mais de um terço da população mundial. No país há mais de 15 anos, a Huawei do Brasil é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações do país. Está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de possuir um centro de distribuição em Sorocaba (SP). Informações adicionais no site da Huawei: www.huawei.com/br.


Leia Mais Veja todas