PUCRS é destaque na competição nacional de Arbitragem

Evento contou com a participação da Equipe de Arbitragem da Escola de Direito da Universidade

03/11/2021 - 17h00
PUCRS é destaque na Competição de Arbitragem

A arbitragem é uma forma extrajudicial de resolver conflitos/Foto: Pexels

A Equipe de Arbitragem da Escola de Direito da PUCRS participou, entre os dias 22 e 24 de outubro, da 12° edição da Competição Brasileira de Arbitragem. Em abril, um caso havia sido apresentado para os alunos e alunas participantes. A partir de então, os estudantes elaboram memoriais escritos e participaram de rodadas orais, enfrentando equipes de diferentes partes do país.  

Nas etapas regionais, a PUCRS foi considerada campeã da Competição Regional Norte, na qual a estudante Marina Fischer recebeu o prêmio de melhor oradora e Giovana Torres menção honrosa, e também e classificou-se em primeiro lugar nas rodadas gerais da Competição Sul, na qual Marcelo Bitencourt foi considerado melhor orador e Eduardo Pacheco recebeu o terceiro lugar na mesma categoria. Já na competição nacional, a equipe avançou até as quartas de final.  

A arbitragem é um método utilizado para a resolução extrajudicial de conflitos. Nele, as partes envolvidas na disputa elegem um ou mais árbitros da sua confiança para decidir sobre o caso. O árbitro não necessariamente precisa ser graduado em Direito, basta possuir capacidade para ocupar a posição.  

“Participar de competições como essa é uma prática excelente, pois os alunos não apenas estudam arbitragem, mas também desenvolvem muitas habilidades, como argumentação, resolução de problemas complexos e trabalho em equipe”, explica a professora Gabriela Wallau. 

Conheça a equipe 

  • Os membros da equipe eram os estudantes da Escola de Direito Antônia Lo Pumo de Britto Velho Seger, Augusto Pacheco, Eduardo Pacheco, Giovana Durli Torres, Isabela Parmeggiani da Silva, Maria Eduarda Arnau Rodrigues, Marina Fischer, Marcelo Bitencourt e Rafael Zeliotto; 
  • Já os coaches foram uma equipe formada por alumni da PUCRS: Alex Barreto Viana Rosito, Artur Paulon Rodrigues, João Pedro Fischer Kunzler, Maria Rafael Saadi Nunes e Valentina Cottens da Fonseca; 
  • A orientadora da equipe foi a professora da Escola de Direito Gabriela Wallau. 

Leia Mais Veja todas