PUCRS apoia 16ª Conferência Anpei de Inovação

Encontro é uma oportunidade de atualizar conhecimentos e perspectivas de inovação

16/10/2017 - 11h09

2017_10_13-conferencia_anpeiEm sua 16ª edição, a Conferência Anpei de Inovação, evento promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), contará mais uma vez com o apoio institucional da Universidade. O encontro acontece entre os dias 30 de outubro a 1º de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte, e é promovido anualmente desde 2001. A atividade conta com a presença de vários setores empresariais, governamentais e instituições de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) para discutir e encaminhar políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.

Além de apoiar o evento, a PUCRS é sócia afiliada da Anpei, e sua representante, a professora Elizabeth Ritter dos Santos, faz parte da diretoria há 6 anos. “Eu considero esse evento conhecido e reconhecido como o mais importante na área de inovação tecnológica, pois reúne setores da iniciativa privada, o governo e universidades”, afirma Elizabeth. Moderadora de duas mesas na conferência, ela destaca a participação de empresas como Embraer, Bosch, Apple, Johnson & Johnson, Natura, entre outras, que contribuem para atualizar o conhecimento do cenário de desenvolvimento tecnológico mundial com seus cases de inovação. A interação entre essas companhias e instituições acadêmicas, um dos principais aspectos da Anpei, ainda favorece o fomento de novas pesquisas, seja através de parcerias ou pela apresentação de novas perspectivas de estudo.

Convidada Especial

Uma das principais atrações durante o evento será a participação de Kristen Cox, diretora executiva do governo de Utah, que irá apresentar o modelo de gestão que lhe rendeu o título de melhor gestora pública dos Estados Unidos em 2016, o Success Framework. De acordo com Kristen, o modelo, desenvolvido com base na metodologia da Teoria das Restrições, engloba um conjunto de princípios e ferramentas de gestão que auxiliam agências de governo a obter maior valor para cada dólar dos contribuintes investido. “O objetivo é apresentar o modelo de gestão utilizado no governo de Utah, com foco em melhorar os resultados e em criar a capacidade de fazer mais com menos recursos. Utilizamos a Teoria das Restrições, que é empregada em empresas e governos ao redor de todo o mundo”, explica a gestora.  Intitulado “Case de Utah (EUA): Resultados excepcionais utilizando a Teoria das Restrições”, o painel internacional será composto também pelo presidente do conselho e CEO da Neogrid, Miguel Abuhab, e mediado por Aureo Villagra, CEO da Goldratt Consulting Brasil.

Sobre Kristen Cox

Atual diretora executiva do governo de Utah, nos Estados Unidos. Em 2007, Kristen foi nomeada Diretora Executiva do Departamento de Serviços de Força de Trabalho de Utah, onde atuou por cinco anos e estabeleceu uma divisão para garantir que a organização usasse ferramentas comprovadas e metodologias para garantir o melhor resultado possível para os clientes. Antes de retornar para Utah, seu estado natal, Kristen foi Secretária do Departamento de Deficiências de Maryland, nomeada para um cargo no Departamento de Educação pelo Presidente George W. Bush, e ocupou vários cargos na Federação Nacional de Cegos. Em dezembro de 2016, Kristen foi capa da revista Governing como uma das autoridades públicas que foram destaque no ano.