Projetos turísticos para Veranópolis

Município receberá propostas no final do semestre

Por: Redação Ascom

11/04/2016 - 11h20
Foto aérea de Veranópolis

Imagem aérea de Veranópolis
Foto: veranopolis.rs.gov.br

Ao chegar no último semestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da PUCRS, os alunos se deparam com um grande desafio: criar um projeto turístico inovador para algum município gaúcho. Neste primeiro semestre, a cidade escolhida é Veranópolis. Os alunos, divididos em três grupos, desenvolverão ações relacionadas à longevidade; gastronomia e religiosidade; promoção, marketing e eventos turísticos, tendo como foco a inovação para o turismo, a partir de métodos e metodologias. A prática ocorre semestralmente há três anos e já atendeu as cidades de Guaíba, Porto Alegre, São Lourenço do Sul, Nova Petrópolis, Ivoti, Montenegro e Osório. Futuramente a ideia é trabalhar com municípios que comportam a mesma região turística, como a Costa Doce, o Litoral, a Região Metropolitana, a Serra Gaúcha na Região das Hortênsias, a Serra Gaúcha na Região Uva e Vinho e também a região do Vale do Caí.

Alunos na apresentação

Foto: Acervo da Secretaria de Turismo de Veranópolis

O objetivo da disciplina de Desenvolvimento de Projetos Turísticos Sustentáveis, segundo o coordenador do curso, Maurício Schaidhauer, é preparar os alunos para o mercado de trabalho. “O principal exercício é o crescimento profissional. Eles precisam se organizar e planejar”, explica. Serão realizadas visitas técnicas ao município e reuniões com gestores. Nos encontros, são apresentados os planos já existentes e, a partir disso, identificadas as carências de cada setor. Até chegar às propostas finais, o grupo pesquisará projetos turísticos ao redor do mundo, no RS e no Brasil. Ao final, as propostas são apresentadas num encontro com o prefeito, secretários e empreendedores da cidade.

Os projetos são voltados para a sustentabilidade econômica, social e ambiental. “A consciência ecológica e ambiental será parte integrante de todos os trabalhos”, complementa o professor. “O planejamento é feito com a intenção de que não ocorram prejuízos para a região, como uma superlotação ou falta de luz e água”, completa.

Palavra do aluno

Claudia Eleone Fernandes, 50 anos, terá a missão de desenvolver um Plano de Marketing para Veranópolis. “Na visita técnica descobrimos que eles são auxiliados por outros municípios nessa área, não contam com um planejamento específico. Será um grande desafio desenvolvê-lo”, antecipa. No local, Claudia percebeu o grande potencial turístico da região. “Poderemos trabalhar com a questão da altitude, belezas naturais, a longevidade e gastronomia com a maçã, que é um produto típico de lá”. Veranópolis sediará, em 2018, o evento Festa Nacional da Maçã, a Femaçã, que poderia potencializar o ecoturismo. “Vamos propor, ainda, a implantação de hostels, fazendo a chamada aculturação, que promove uma troca daqueles que moram lá com os que estão indo conhecer o local”, detalha. Claudia tem formação em Letras, foi professora de redação em cursos pré-vestibulares e, atualmente, é aluna de Turismo e estagiária do Laboratório de Hospitalidade da PUCRS.