Projeto aprovado na Finep impulsiona a implantação do Tecnopuc Anywhere

Iniciativa comtemplada prevê aporte de R$ 15 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para expansão do Parque pela implantação de um modelo de operação híbrido

29/08/2022 - 13h32

Projeto pensado para o saguão do prédio 99A / Projeto arquitetônico: Dulce Carlos

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) foi contemplado no Edital de Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Operação, realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Com isso, o Parque receberá um aporte de R$ 15 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) que estabelece as condições necessárias para a implantação do projeto estratégico Tecnopuc Anywhere.

O mundo passa por uma reestruturação no ambiente de negócios com emergência de ambientes fígital (presencial, remoto e social) e de plataformas tecnológicas imersivas de interação. A partir disso, o Tecnopuc Anywhere tem o propósito de modernizar e expandir a atuação do Parque. O projeto visa impulsionar o crescimento do País pela atração de novos investimentos, gerando novas oportunidades, emprego e renda por meio de negócios inovadores alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O edital da  Finep/MCTI/FNDCT envolve recursos para a modernização e atualização tecnológica dos espaços do Tecnopuc, incluindo ambientes imersivos, espaços de interação presencial e remoto, e o desenvolvimento da nova plataforma digital do Tecnopuc Anywhere. Essa ferramenta permitirá a interação da comunidade Tecnopuc nas diversas dimensões de interação, como presencial, remota e social.

Para o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, a aprovação no edital é motivo de celebração para toda a comunidade acadêmica. “A PUCRS está sempre em busca de desenvolvimento e inovação nas suas diferentes áreas de atuação. O recurso que o Parque Tecnológico receberá é uma resposta às emergências tecnológicas que vivemos, no qual a Universidade tem um papel fundamental na expansão do Tecnopuc Anywhere, com o propósito de modernizar e expandir a atuação do Parque e a interação com a sociedade”, destaca o reitor.

tecnopuc anyware

Projeto a ser desenvolvido a partir da aprovação no edital do Finep / Projeto arquitetônico: Dulce Carlos

A partir das ações que serão realizadas no Tecnopuc, um dos propósitos é aumentar a competitividade das empresas e atratividade do ecossistema brasileiro. Para Flavia Fiorin, gestora de operações e empreendedorismo do Parque, o suporte que o Tecnopuc irá receber da Finep será fundamental para acelerar o desenvolvimento do ecossistema. “A partir da implementação do projeto vamos avançar em nosso posicionamento digital, ampliando o potencial de conexão e impacto da nossa atuação. O modelo em rede, pautado pela interação da Quádrupla Hélice, ganha uma nova dimensão quando com suportado pela dimensão digital, Focamos no modelo híbrido para impactar a competitividade das organizações que integram o Tecnopuc e a atratividade do nosso ecossistema. A Finep tem sido essencial ao longo da história e agora nos dá suporte para acelerarmos essa etapa”, completa a gestora.

Segundo Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, esta não é a primeira vez que o Parque é aprovado em editais da Finep e do MCTI de apoio a parques científicos e tecnológicos. “Temos uma responsabilidade muito grande em fazer bom uso dos recursos aprovados, mantendo o padrão de entregas dos editais anteriores, que participamos desde o primeiro em 2002. Com a execução desse projeto, procuramos manter o Tecnopuc e o ecossistema gaúcho de parques científicos e tecnológicos à frente desse processo de desenvolvimento dos ambientes de inovação do nosso País. Temos uma expectativa muito positiva e estamos muito felizes em termos sidos contemplados, foram poucos parques escolhidos no Brasil inteiro e temos o compromisso de desenvolvermos um novo padrão de ambiência e serviços para nossos parceiros no Tecnopuc a partir da implantação de todo esse projeto, ampliando a agregação de valor a todo o ecossistema”, completa Audy.

O projeto aprovado, que está ancorado no plano estratégico da Universidade e no plano estratégico de expansão do Tecnopuc, foi concebido pela equipe do Parque, sob coordenação da gestão de operações do Tecnopuc e contou com a fundamental participação das equipes da Gerência de Infraestrutura (Proaf) e da Agência de Projetos (Propesq) da Universidade.